Geral
Postado em 22/07/2024 às 09:51
Atualizado em 03/09/2024 às 14:13
Pesquisadores do Tocantins vão auxiliar estados da região nordeste na construção do Plano de DANT 2021-2030
Depois dos estados da região norte receber o auxílio para a construção do Plano de DANT 2021-2030, através do Projeto de Interiorização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável articulado com o Plano, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), chegou a vez da região nordeste também ser acompanhada neste processo.
Além das capitais, outros municípios adjacentes às suas regiões de saúde, dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia receberão orientações por meio de formação para promover a Interiorização dos objetivos do desenvolvimento sustentável alinhado com as ações do Plano de Doenças e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (DANT 2021-2030).
De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Dra. Marta, a proposta, financiada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, é ajudar esses municípios na construção de redes intra e interestaduais para implementação dos ODS e do Plano, além de levantar as capacidades técnicas locais para desenvolvimento de projetos que articulem as metas dos ODS e do DANT 2021-2030. “O projeto ODS NE resulta de uma experiência de sucesso modelada e implementada em parte da Região da Amazônia Legal no período de 2021 a 2024, realizado por uma equipe de pesquisadores da UFT e a contribuição dos representantes das secretarias de saúde e das universidades federais dos estados do Maranhão, Amapá, Mato Grosso, Pará e Tocantins”, conta a pesquisadora.
Outras Notícias