Palmas-TO, 29 de abril de 2024

WebMail

Pesquisadores da UFT desenvolvem audiotour para pontos turísticos de Natividade

Atualizado em: 16/04/2024 17h55

Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desenvolvem, na cidade de Natividade, o projeto Implantação do Roteiro de Afeto: Audiotour Patrimonial Natividade/TO, que tem a parceria da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). A produção tem o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e vai contribuir para a preservação, educação e a memória do patrimônio cultural do estado do Tocantins.

No início deste ano, os pesquisadores já foram a campo e começaram o trabalho de produção de parte do material, dentre elas a elaboração das faixas sonoras. Em seguida, serão instalados totens, com códigos QR, em diferentes pontos do centro histórico da cidade.

O Roteiro de Afetos visa proporcionar uma experiência poética e sonora de passeios guiados, possibilitando, ao turista, uma experiência imersiva, ao mesmo tempo em que busca promover a preservação do patrimônio cultural de Natividade e fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento da cidade.

O projeto é um desdobramento de outro iniciado anteriormente, de cooperação técnica em andamento entre as mesmas instituições, coordenado pela Professora Dr.ª Noeci Carvalho Messias: o Dossiê Bem Cultural Ourivesaria de Release Natividade (2023-2024), que se constituiu de uma ação de salvaguarda da Ourivesaria advinda das ações realizadas em torno de estratégias integradas para valorização das joias de Natividade e de vários bens culturais.

A equipe de pesquisa para o Audiotour é composta por professores do curso de Licenciatura em Teatro, técnicos e estudantes da UFT; professores da rede pública de Natividade; as professoras Verônica Tavares e Cássia Tavares, que participam ativamente do projeto que conta, também, com o apoio de associações a exemplo da Associação Comunitária Cultural de Natividade (Ascuna); e a Dra. Renata Ferreira, professora do Curso de Licenciatura em Teatro da UFT, a coordenadora geral do projeto. (com informações da Comunicação da UFT)

Próximos passos
A primeira fase do projeto tem previsão de conclusão para dezembro deste ano. As etapas descritas abaixo se referem às quatro metas previstas na planilha de custos do projeto:
Meta 01 - Elaboração do Plano de Trabalho
Etapa 1
Meta 02 - Realização da pesquisa bibliográfica e de campo
Etapa 2
Meta 03 - Elaboração de roteiros de visitação e gravação
dos áudios
Etapas 3, 4 e 5
Meta 04 - Produção da base de dados e material gráfico
Etapas 6 e 7