Palmas-TO, 29 de abril de 2024

WebMail

Gestores da Fapto fazem visita ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins-Agro

Atualizado em: 05/04/2024 16h15

Os diretores da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Léo Araújo e Fernanda Fernandes visitaram na manhã desta sexta-feira, 05, as instalações do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que fica dentro do Parque Agrotecnológico de Palmas. Os gestores da Fundação foram recebidos pela equipe técnica da Diretoria de Pesquisa Agropecuária (Unitins-Agro), onde puderam conhecer de perto projetos desenvolvidos pela instituição.

Na ocasião, a diretoria de Pesquisa Agropecuária Marjory Trajano, apresentou algumas soluções que o CCA vem implementando para estimular o desenvolvimento rural e sustentável no estado do Tocantins. “Nesse espaço investimos em pesquisas de acordo com as demandas do mercado e que são prioritárias para o estado do setor agropecuário. Focamos na geração e transferência de tecnologias e no fortalecimento das relações institucionais”, contou a diretora.

De acordo com o diretor-geral Léo Araújo, os pesquisadores da Unitins são altamente qualificados e contam com uma moderna estrutura laboratorial instalada no Complexo de Ciências Agrárias (CCA). “A parceria da Fapto se estende também ao CCA, podendo contribuir de forma efetiva para a realização de novas pesquisas e experimentos de inovação e tecnologia”, observou.

A coordenadora de transferência de tecnologia e negócios tecnológicos, Kétuly Ataides, mostrou também alguns programas da Unitins-Agro que tem suas ações concentradas em cinco linhas de pesquisas, dentre elas o de produção vegetal; produção animal; meio ambiente e recursos naturais; processamento de alimentos, energias renováveis e de biotecnologia.