Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Pedal Delas movimenta a cidade de Gurupi com temas voltados a saúde da mulher

Atualizado em: 04/03/2024 16h45

Uma programação voltada a prática esportiva e o cultivo da vida saudável movimentou a cidade de Gurupi neste último domingo, 03. Dezenas de pessoas participaram do “Pedal Delas” promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, em parceria com o grupo Pedais e Trilhas Tocantins e o apoio da Prefeitura Municipal da cidade e da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

O evento esportivo abriu as atividades do campus, para o mês da mulher. Durante a ação, temas sobre a saúde da mulher e o autocuidado também foram trabalhados com os participantes.

De acordo com a chefe de gabinete da UFT em Gurupi, Marcela Cristina Garcia, o pedal foi para despertar na mulher a importância do cuidado com a saúde e com o bem estar. “Usamos como exemplo, as meninas superpoderosas para chamar a atenção das mulheres sobre a necessidade de cuidar bem da sua saúde, pois sabemos que é o seu maior poder”, lembrou a chefe que também é membro da organização do evento.

Participaram do pedal mais de 300 pessoas, tanto moradores de Gurupi quanto das cidades de Dueré, Aliança, Crixás, Barro Alto, Jalapão, Lajeado, Palmas, Miracema, Cariri, Nova Rosalândia, Formoso do Araguaia, Porangatu, Alvorada entre outras cidades.

Este evento do domingo foi marcado pela inclusão do Pedal Delas na segunda edição do projeto Pedais e Trilhas. Em 2023, o projeto Pedais e Trilhas levou para o percurso dos trilheiros o combate a violência contra a mulher e este ano o tema explorado foi o autocuidado com a saúde da mulher.

A trilha realizada neste final de semana foi 52 km, onde no decorrer da pedalada tiveram paradas para as abordagens dos temas, além de pausas para hidratação e alimentação.

Ainda no mês de março, outras atividades estão previstas para acontecer.