Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Fapto irá compor o Comitê Organizador da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Atualizado em: 20/02/2024 17h29

O diretor-geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) participou na tarde desta terça-feira, 20, na sede da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) da reunião para a criação do Comitê Organizador da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

O evento que vai debater inovação e tecnologia está previsto para acontecer nos dias 21 e 22 de março deste ano, em Palmas. A efetivação do Comitê é um dos primeiros passos para a preparação do Tocantins para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Para o diretor-geral, Léo Araújo, que irá integrar o Comitê, a 5ª Conferência se destaca como um espaço de grande relevância para o diálogo entre diversos atores da sociedade, onde se discutirá o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no país e seu rumo nos próximos anos. “Um dos eixos que serão trabalhados durante a programação da Conferência vai analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a fim de propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030. Para a Fapto trata-se de ponto extremamente importante levando em consideração a natureza da Fundação de Apoio”, observou o diretor.

Léo ainda destacou ainda sobre o contexto que atualmente a Fapto se encontra. “O Tocantins possui um grande potencial para produção de ciência, tecnologia e inovação, pois temos universidades e instituições de excelência, que contam com a parceria da Fapto. No entanto, os desafios e oportunidades para o futuro também são igualmente vastos, e requerem uma discussão profunda e a construção de consensos para fortalecer a relação entre ciência e sociedade”, acredita.

A reunião foi conduzida pela presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) professora Germana Pires Coriolano e estiveram presentes representantes de várias instituições de ensino e também de entidades ligadas à ciência e tecnologia no Estado.