Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Elaboração do Plano Diretor de Redenção-PA conta com contribuição dos moradores da cidade

Atualizado em: 08/02/2024 17h37

Aconteceu nesta última quarta-feira, 07, mais uma etapa para o processo de elaboração do Plano Mobilidade Participativa e Sustentável de Redenção-PA, com a realização da audiência pública que apresentou a população o diagnóstico do Plano de Mobilidade desenvolvido pela Prefeitura, com a consultoria especializada do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), vinculado à Universidade Federal do Tocantins (UFT). O projeto tem a parceria da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico (Fapto).

Nesta quinta-feira, 08, os pesquisadores do IAC seguem com a programação ministrando oficinas para que a população participe também da construção do Plano para a cidade.

Para o coordenador geral do projeto, Dr Humberto Xavier de Araújo, a elaboração trouxe uma proposta bem inovadora para a execução do Plano Diretor de Redenção. “A equipe de técnica desenvolveu, projetou todos os mapas baseados nas informações, nos dados que coletamos em campo, por meio dos estudos que foram feitos nos últimos meses. E agora, baseado nesses dados, a população pode participar dando sugestões e contribuições para a proposta do plano de mobilidade”, descreveu.

Conforme Xavier, o plano de mobilidade urbana sustentável de Redenção, no Pará, é um projeto de pesquisa e inovação que foi iniciado no ano passado, sendo que nos últimos meses a equipe desenvolveu as pesquisas relacionadas ao transporte público, transportes ativos de acessibilidade, segurança viária, estacionamento, transporte de cargas. “Fizemos vários levantamentos ao longo do município inteiro. Fechamos o diagnóstico ontem, foi aprovado por unanimidade durante a audiência pública promovida à noite e agora a gente iniciou a fase de propostas. Então, a população foi convidada, e muitas pessoas presentes, estão contribuindo, entendendo o que foi feito e tentando ajudar para que o Plano de mobilidade atenda a contento toda a região da cidade”, relata.