Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Tecnologia social da Universidade da Maturidade é apresentada para instituições Europeias

Atualizado em: 17/01/2024 16h13

A coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dra. Neila Osório, e o assessor de projetos, Fernando Nunes, participam em Portugal, no território europeu, de uma agenda de atividades voltada para a divulgação da UMA e a troca de conhecimento com instituições dedicadas às pessoas idosas.

Na segunda-feira, 15, a equipe participou de uma imersão técnica na instituição “A Avó Veio Trabalhar”, que é um Hub Criativa de aprendizagem, partilha e empoderamento, que por meio da utilização de trabalhos tradicionais e do design aumenta o poder de intervenção dos idosos na nossa sociedade. A proposta da visita foi estabelecer uma troca de conhecimento que possibilite o desenvolvimento de novos projetos de geração de renda, especialmente na área de Moda e Criação para os acadêmicos da UMA. Na última terça-feira, 16, os representantes da UMA se encontraram com membros do conselho científico da Associação Internacional de Universidades da Terceira Idade (AIUTA), onde consolidaram parcerias. Essa colaboração visa unir esforços em prol da interculturalidade e a promoção de iniciativas voltadas para o envelhecimento ativo. 

Nesta quarta-feira, 17, a agenda foi voltada para Ílhavo, onde ocorre a celebração do 2º aniversário do Laboratório de Envelhecimento do Centro de Competências do Envelhecimento Ativo. A quinta-feira, 18, está reservada para os compromissos institucionais com a Universidade Terceira Idade de Santarém (UTIS).

Para Dra. Neila Osório, a agenda internacional tem sido importante para troca de vivências, conhecimentos e fortalecimento das parceiras instituicionais. “Estamos empenhados em fortalecer nossa rede de parcerias e aprender com as experiências exitosas de instituições renomadas. Essa troca de conhecimento contribuirá significativamente para o enriquecimento de nossos projetos e para a promoção do envelhecimento saudável e participativo", citou a coordenadora.

Ainda na agenda, no dia 24, será realizada uma mesa-redonda, às 16h, na Universidade das Avenidas Novas para a Terceira Idade (Unanti) com o tema “Educação Intergeracional Rumo a um Mundo Melhor” que terá como palestrantes a embaixadora da paz, Dra. Neila Osório e a Dra. Emilia Barradas de Noronha, e o Doutorando Fernando Nunes, com moderação da Dra. Tereza Antunes. O evento será realizado pela UMA e Embaixada da Paz Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix – de Genebre – Suisse. (Com informações da Comunicação da UMA)