Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Colaboradores da Fapto participam de palestra sobre prevenção contra o câncer de próstata

Atualizado em: 24/11/2023 09h57

A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) promoveu na manhã desta sexta-feira, 24 de novembro, a palestra “Homem também se cuida” , ministrada pelo médico urologista Dr. Rudinei Brunetto. A iniciativa integra as ações do ‘Novembro Azul’ – mês de prevenção contra o câncer de próstata.
Com bate papo entre homens, várias orientações foram passadas pelo especialista aos colaboradores da Fundação, dentre elas sobre a função da próstata, sobre a importância da realização dos exames no período adequado, principalmente para homens com idade a partir dos 45 anos. Dr Rudinei mostrou através de gráficos a evolução do número de casos de câncer de próstata no Brasil, e tirou dúvidas dos participantes.

Para o coordenador administrativo da Fapto, William Pereira, a conversa foi bastante esclarecedora, pois alguns tabus sobre a doença e também sobre os procedimentos para prevenção foram abordados. “De fato é uma doença que atinge uma parcela importante da população masculina e devemos nos prevenir”, alertou William.

O analista de projetos, Luiz Paulo, citou uma orientação que foi repassada durante a palestra que ele não tinha conhecimento. “Eu não sabia que mesmo realizando o exame de sangue e o clínico aos 45 anos e não constatando nada, mesmo assim, é preciso fazer o acompanhamento a cada 1 ano para descartar a doença. Sabemos que ainda existe muito preconceito sobre um exame simples que feito regularmente no tempo certo, pode salvar muitas vidas”, pontuou acrescentando que o momento foi mais uma oportunidade de esclarecer sobre o assunto.

O câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.