Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Outubro Rosa: Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama foram temas de palestra na Fapto

Atualizado em: 01/11/2023 08h04

A informação pode ajudar a salvar vidas. Sabendo disso, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) deu uma pausa na tarde desta terça-feira, 31, para promover uma palestra de orientação sobre a detecção precoce do câncer de mama, destinada às colaboradoras que atuam na instituição.

O momento foi conduzido pelas acadêmicas do curso de enfermagem do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceup/Ulbra) que na ocasião apresentaram os cuidados que as mulheres devem ter para prevenção do câncer de mama e também do colo do útero. Orientaram ainda, sobre os serviços, medidas preventivas e de tratamento disponíveis na rede de saúde.

A servidora pública Valéria Araújo também participou da ação do Outubro Rosa na Fapto e compartilhou sua jornada de tratamento contra o câncer de mama. Em julho deste ano, Valéria descobriu um caroço nas mamas não sentido antes. Em seguida ela procurou o médico, fez vários exames e recebeu o diagnóstico. “O primeiro momento, foi uma etapa muito dolorosa. Não é fácil descobrir que você vai conviver com uma doença grave e letal, e por isso o diagnóstico precoce é muito importante para eficácia do tratamento", disse revelando que no seu caso, a descoberta foi precoce.

Valéria está no seu 5º ciclo de quimioterapia, e o tratamento vem surtindo bons resultados, como apresentou nos últimos exames que fez. "Sempre tive atenção à prevenção e aos cuidados com a minha saúde. A rotina de atividades físicas tem me ajudado bastante para que o tratamento seja mais eficaz e com menos sequelas. Busco manter a autoestima e a espiritualidade fortalecidas, o que tem me ajudado muito em todo esse processo", contou.

“Algumas orientações a partir da experiência pessoal da Valéria tornaram o momento ainda mais rico em informações e conhecimento”, observou a coordenadora de Gestão de Pessoas, Emanuella Costa.

Para Valéria, manter hábitos saudáveis e não deixar de fazer atividades físicas também reforça a prevenção da doença.

O depoimento da servidora pública emocionou as mulheres presentes na palestra e despertou em muitas delas o interesse de dar mais atenção à saúde de forma integral.

A analista de projetos, Aline Lascoski, destaca o depoimento da Valéria. “Me inspirou muito, principalmente sobre a sua perseverança, autoestima e amor próprio. O relato sobre as experiências positivas que ela vem vivendo vai influenciar de forma significativa em nossas vidas”, acredita.