Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Universidade da Maturidade recebe o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023

Atualizado em: 25/10/2023 08h41

A Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), recebeu nessa terça-feira, 24, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O prêmio, que é promovido pela Comissão de Educação, é considerado um dos mais importantes do Brasil e consiste na concessão de medalha e diploma de menção honrosa a entidades cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

O coordenador da UMA, Luiz Sinésio Neto, destacou a importância da honraria. “Esse prêmio representa a força, a coragem, a determinação e a importância da integração social, da mobilização social, da tecnologia social da Universidade da Maturidade nessa experiência há 17 anos. Esse reconhecimento reforça e dá esperança de continuarmos trilhando os caminhos delineados com muito carinho, com muita emoção, de forma afetiva, técnica, humanista, pensando que a educação é um direito de todas as idades”, afirmou.

A UMA concorreu por indicação do deputado federal Ricardo Ayres, que ressaltou o papel do projeto. “A UMA é premiada pelo seu papel significativo na educação brasileira e por exemplificar nosso compromisso em ampliar a qualidade de vida dos idosos por meio de iniciativas inovadoras. Com essa indicação, endossamos um projeto pioneiro que merece ser disseminado pelo Brasil. Assumo o compromisso de fortalecer ainda mais este movimento”.

Do Tocantins, além dos coordenadores da UMA, Dra. Neila Osório e Dr. Luiz Sinésio e dos acadêmicos de todos os polos, também estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama, Karynne Sotero; os senadores, Professora Dorinha Seabra e Eduardo Gomes; os deputados federais, Ricardo Aires e Vicentinho Júnior; os deputados estaduais, Fabion Gomes e Moisemar Marinho; o reitor em exercício da UFT, Marcelo Leineker; o reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben; a promotora de Justiça do MPTO, Cynthia Assis de Paula; o Juiz de Direito representante da Corregedoria-geral da Justiça do Tocantins, Arióstenis Guimarães Vieira; o secretário de representação do estado em Brasília, Carlos Manzini; os ex-deputados, Nilmar Ruiz e Eduardo Siqueira Campos; e também o secretário municipal de Educação de Tocantínia, André Goveia.

Quem foi Darcy Ribeiro

Antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros e o fundador da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Montes Claros (MG) em 1922, formou-se na Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946.

Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com várias tribos indígenas. Ele foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implementou os Centros Integrados de Ensino Público (Ciep). De 1991 até seu falecimento em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.