Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Projetos de pesquisa do IFTO são apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Atualizado em: 18/10/2023 10h46

Pesquisadores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), estão desde o início da semana, participando da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, em alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

O evento segue até o próximo dia 20, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na região central da capital, e também em todo o país, onde atividades em diversas instituições como universidades, escolas, museus e parques vão acontecer.

Pesquisadores do Tocantins foram convidados a apresentar alguns projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição dentre eles, o Caixa de Areia topográfica e hidrográfica interativas; Bioplástico comestível à base do amido de coco babaçu; Fortalecimento dos produtores de pintinhos caipiras pela apresentação das técnicas de incubação de ovos utilizando ovoscópio e campânula de produção artesanal; ensino de lógica da programação aplicado a robótica e metodologia de planejamentos de experimentos na reutilização de resíduos em peças intertravadas de concreto (PICs).

Professor Josuan Carvalho que compõe a equipe de profissionais do IFTO que está participando do evento, a programação está bem atrativa e rica em apresentações de novas tecnologias. “O evento está sendo muito produtivo, sendo possível ter contato com as políticas públicas governamentais atuais e planejadas a curto e médio prazo para o sistema educacional profissional e para ciência e tecnologia nacional, voltadas para diversas áreas como a sustentabilidade, saúde, robótica, entre outras”, conta acrescentando que os pesquisadores estão tendo a oportunidade de ampliar contatos com diversas ideias e inovações da educação básica da pós graduação.

A Semana mobiliza a população em torno da importância da ciência para geração de valor, inovação, soluções para desafios nacionais, inclusão social e melhoria da qualidade de vida, conforme destacado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A programação inclui feiras, mostras científicas, palestras, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia.