Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Pesquisadores do IFTO participam da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Atualizado em: 11/10/2023 10h13

Uma caravana de professores pesquisadores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) segue para Brasília (DF), para participar da 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que acontece entre os dias 16 e 22 de outubro deste ano.

O evento é uma realização do Ministério da Educação (MEC) e ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com uma programação ampla de atividades que visam divulgar e compartilhar o conhecimento do público sobre a Educação Profissional e Tecnológica.

De acordo com a organização da Semana, o evento tem como objetivo ser referência nacional no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, promovendo a divulgação, a integração, a interação, bem como debates e intercâmbio das ações, dos projetos e das pesquisas sobre essa modalidade educacional, envolvendo todos os agentes atuantes. Além disso, a 3ª edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica tem a finalidade de proporcionar mais conhecimento e ampliar as discussões sobre temas relacionados à Educação Profissional e Tecnológica, fortalecendo e ampliando a comunicação para diversos públicos, de modo a tornar mais conhecida essa modalidade educacional. 

Com o tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”, as atividades que serão ofertadas na programação buscam trazer novas perspectivas a partir do intercâmbio de informações e ideias e da partilha de conhecimento. O objetivo é estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, de forma atrelada ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica. Para 2023, o MEC está ampliando a participação das instituições com o intuito de envolver todos os entes ofertantes, além de estudantes, servidores, pesquisadores e profissionais da educação.

De acordo com o professor do IFTO, Josuan de Carvalho da Cunha, o evento de âmbito nacional, específico ao tema Educação Profissional e Tecnológica - EPT que impacta diretamente ao educador que atua nesta área, é bastante oportuno e importante. "É um momento impar de troca de informações e experiências, oportunidade de ter contato com universo gigantesco de ações voltadas para área de inovação, em atividades de ensino, pesquisa e extensionistas, permitindo que estudantes, profissionais da educação e pesquisadores tenham a oportunidade de aperfeiçoamento, evolução e contato com novas tecnologias, beneficiando toda a cadeia educacional", revela o professor.

A 3º Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, organizada no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), juntamente com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Educação Profissional e Tecnológica
É uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade de preparar os jovens para o exercício de profissões, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade. Ela abrange cursos de qualificação, técnicos, tecnológicos e de pós-graduação, organizados de forma a propiciar o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC)