Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Colaboradores da Unitins participam do Café com a Fapto

Atualizado em: 03/10/2023 14h34

A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) deu início na manhã desta terça-feira, 03, uma programação específica com as instituições parceiras para apresentar o trabalho que a Fundação vem desempenhando e as maneiras mais simples e objetiva de elaborar e desenvolver projetos, pensando na sua captação de recursos. A primeira equipe convidada para o “Café com a Fapto” foi a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que trouxe um grupo de colaboradores que tratam diretamente com a Fapto sobre os projetos da instituição de ensino.

O diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, deu boas vindas aos profissionais, falou da satisfação em recebê-los na sede da Fundação e em seguida apresentou algumas facilidades que a Unitins pode aproveitar para ampliar a carteira de projetos implementados. “Sabemos que recursos existem para a área da pesquisa e inovação, o que às vezes falta é a articulação dos pesquisadores e boas propostas. Antes de tudo precisamos de um planejamento e, como toda e qualquer atividade desse tipo, precisa também clareza no que é proposto. Nós da Fapto estamos prontos para ajudar e contribuir neste processo”, reforçou o diretor.

Outras abordagens

A diretora técnica da Fapto, Fernanda Fernandes, também aproveitou o momento para reforçar sobre a relevância do planejamento e de uma ação coletiva na sua elaboração. “Com base na experiência e credibilidade que a Fundação já tem, podemos ajudar ainda mais nas aprovações de novos projetos para a instituição. E podemos buscar os dois setores, o público e o privado e sociedade civil. Os projetos mais bem sucedidos no mundo contam com a participação de todos os setores”, citou a diretora, acrescentando que captar recursos não é vender um projeto, mas conquistar um parceiro.

Na ocasião, a gerente executiva, Priscila Oliveira, apresentou todos os analistas de projetos da Fapto, falou um pouco do trabalho que eles fazem e também abordou de forma didática o que a Fundação de Apoio pode oferecer para a Unitins. Na sequência, o coordenador de Finanças e Contabilidade, Guilherme Cândido, acompanhado dos técnicos da equipe, falou dos trâmites da área citando algumas situações específicas que atendem a instituição de ensino. Daniela Neres, que é responsável pela coordenação de Compras, enfatizou sobre a legislação para aquisição e da elaboração dos termos de referência que a Fapto também auxilia. Emanuella Costa pontuou algumas atividades que a coordenação de Gestão de Pessoas executa no dia a dia que podem facilitar o andamento das contratações de pessoal para a atuação nos projetos de pesquisa. E para fechar, Willian Pereira, responsável pela prestação de contas dos projetos, exemplificou alguns pontos que facilitam os trâmites na hora de finalizar o fechamento das contas.

O chefe de gabinete da Unitins, Rafael Verli Ribeiro, destacou que o encontro foi muito importante e esclarecedor. “A Fapto é fundamental para a nossa atuação, portanto agradecemos a toda equipe da Fapto por tirar este momento para estar conosco. Saímos daqui com muitas expectativas e cientes que podemos aproveitar melhor essa parceira que é a Fundação”, revelou.