Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

QualiTOPAMA apresenta resultados no 9º Congresso Norte e Nordeste dos Secretários Municipais de Saúde

Atualizado em: 19/09/2023 10h21

A Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Central QualiTOPAMA) apresentou os resultados obtidos pelo projeto aos assessores do Ministério da Saúde (MS), Paulo Roberto Guimarães e Sezostrys Costa, durante o 9º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste, um dos maiores eventos regionais da Saúde Pública realizados no Brasil, realizado no início do mês de setembro, na cidade de Salvador (BA). O projeto recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

Este ano, o evento teve como tema “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS” e reuniu gestores, trabalhadoras e trabalhadores de Saúde e profissionais, que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de 2.244 municípios das duas regiões do Brasil. Nele, a Central QualiTOPAMA, também, dialogou com o Secretário Nacional da Atenção Primária em Saúde (SAPS-MS), Nésio Fernandes, e com secretários municipais de saúde, como Ruy Matos (Araguatins-TO) e Eliezer Félix (Esperantina-TO).

“Atualização acerca das políticas públicas sob responsabilidade do Ministério da Saúde foi a tônica no congresso. Nele, pudemos tanto mostrar os excelentes resultados obtidos pelo projeto QualiTOPAMA quanto discutir o futuro do projeto e novas possibilidades, que se desenham a partir dessa experiência alcançada. Sem dúvida, mais uma vez, foi muito importante para o projeto estar presente neste evento”, demarcou o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador geral do projeto.

Durante o evento, foram expostas as atividades dos eixos tecnológico, educacional e diagnóstico da Central QualiTOPAMA, na tradicional “Feira aqui tem SUS”, que trouxe, ainda, estandes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais (CONASEMS) e Ministério da Saúde (MS), de instituições e empresas, públicas e privadas, divulgando suas experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública.

Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA tem como objetivo principal o fortalecimento da regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto é realizado na região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área.