Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Projeto apoiado pela Fapto ajuda no fortalecimento na área da saúde da Amazônia Legal

Atualizado em: 05/09/2023 09h43

O projeto “Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030” segue contribuindo no desenvolvimento sustentável das políticas públicas para a área da saúde da região que compõem a Amazônia Legal, onde reúne os estados do Tocantins, Pará, Amapá, Maranhão e Mato Grosso, Acre, Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. Os apoios do projeto são dados às Secretarias de Vigilância de todos os estados acima citados e para os municípios adjacentes às regiões de saúde das capitais.


As atividades têm como meta dar assistência em conjunto a todo o território da Amazônia Legal. O projeto que é financiado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e guiado por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), que têm a responsabilidade de execução nos estados do Tocantins, Pará, Amapá, Maranhão e Mato Grosso. Já no Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, os professores da Universidade Federal do Acre fazem a consultoria com a execução das etapas.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, professora Marta Azevedo dos Santos, as parcerias com o estados vão ajudar a fortalecer o Serviço Único de Saúde (SUS). “Com a produção mais efetiva de dados que auxiliam e subsidiam a política nacional de saúde, possibilitando monitoramento e avaliação na alimentação de vários sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde. Com dados mais precisos será possível que os gestores e profissionais de saúde implementem de forma mais assertiva políticas de saúde para os seus territórios”, destaca a coordenadora.

A coordenadora explica ainda que a Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável apresenta-se como uma oportunidade de fortalecimento da Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e promoção da saúde na região. “A perspectiva de criar ações ou projetos inovadores que permitam reconstruir estruturas e processos organizados para a área a partir desta agenda mundial. Além disso, a região da Amazônia legal, por suas peculiaridades, necessita ser ponto fixo na agenda dos governos estaduais da região e do Governo Federal”, acredita.

Veja como estão divididas as etapas do projeto:

- Articulação com a área de Vigilância em Saúde para apresentar e discutir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no contexto, planejamento e monitoramento dos mesmos pela esfera estadual;
- Elaboração de estratégias para interiorização da pauta dos ODS nos estados e na região de saúde pertinente à capital junto às Secretarias estaduais de Saúde;
- Formação dos multiplicadores nos estados para a interiorização da pauta dos ODS;
- Elaboração e aplicação de estratégias de monitoramento dos ODS pela SES;
- Elaboração de documento técnico para publicação sobre a experiência desenvolvida na região com detalhamento das estratégias de implementação, ferramentas construídas, resultados e recomendações à replicação.