Palmas-TO, 27 de abril de 2024

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TEA-TDIC lança livro com estudos e desenvolvimento de tecnologias para o atendimento de alunos autista

Atualizado em: 17/12/2020 17h02

Quatorze artigos científicos sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação voltados para a interlocução no processo ensino-aprendizagem nas escolas estão reunidos no livro: Autismo: Tecnologias e formação de professores para a escola pública, lançado nesta quinta-feira, 17 de dezembro, durante aula inaugural do Curso de Extensão em Atendimento Educacional Especializado (AEE) com foco nas docências Intelectual e Múltipla Sensorial, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc-TO) e o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

O livro faz parte de uma das várias ações do Projeto TEA-TDIC, da Universidade Federal do Tocantins e reúne ideias com vistas a uma educação cada vez melhor, bem construída na perspectiva de se consolidar as estratégias de uma escola inclusiva, com uma educação especial voltada aos anseios dos seus alunos e, consequentemente, da sociedade, representada fundamentalmente pelas famílias, que se deparam com o desafio da boa formação dos seus filhos.

Os artigos reunidos no livro são de autores diversos e abordam assuntos como: A experiência do primeiro curso de especialização em Transtorno do Espectro Autista no âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TEA TDIC; as práticas pedagógicas com crianças que possuem o TEA na educação infantil; autismo, evolução normativa e organizações de apoio no Tocantins; a formação de professores e o TEA; crianças surdas autistas na escola; as intervenções com tecnologia para autismo; robôs como suporte às intervenções baseadas em aba para o TEA; aplicativos educacionais como ferramentas de auxílio ao aluno com autismo; entre outros.

Para os organizadores do livro e coordenadores do Projeto TEA-TDIC, professores doutores George França e Kátia Rose Pinho, a publicação representa uma fase muito importante do projeto, cujas ações são inovadoras e tende a se tornar uma referência no que diz respeito ao estudo e desenvolvimento de tecnologias para serem aplicados no atendimento de alunos autistas pelas escolas.

Sobre o projeto TEA-TDIC

O projeto é desenvolvido a partir de três grandes ações: a Extensão universitária, através dos ciclos de palestras, nos quais temas atuais são discutidos e apresentados para a comunidade por profissionais, militantes, autistas e especialistas que trazem para a sociedade o debate sobre o TEA de maneira aberta, com uma linguagem simples e qualificada, com transmissão em plataformas digitais; o processo de formação de professores das redes públicas, por meio do curso de especialização em TEA-TDIC; e a pesquisa científica por meio do Programa de Pós-Graduação em Modelagem computacional, onde em âmbito de mestrado e doutorado são criados estudos a fim de gerarem soluções em tecnologia para o atendimento das escolas no que diz respeito à educação especial.