Palmas-TO, 26 de abril de 2024

WebMail

Produção de bolsistas é apresentada em seminário

Atualizado em: 10/08/2016 09h25

No dia 26 de julho, aconteceu na Embrapa Pesca e Aquicultura o 2º Seminário de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Nele, bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) relataram trabalhos desenvolvidos em diferentes projetos da Embrapa.

"O objetivo principal deste programa (de concessão de bolsas), do CNPq em parceria com a Embrapa, é justamente apresentar o mundo científico para os alunos de graduação, demonstrar na prática como funciona um ambiente voltado para a pesquisa e a solução de problemas. Eles passam a ter contato com mestres e doutores que podem orientá-los sobre o funcionamento e a rotina numa empresa voltada para pesquisa e inovação. Espera-se, com isso, que no futuro eles se tornem pesquisadores e contribuam para o desenvolvimento do país", explica Guilherme Machado, da Embrapa, responsável pelo acompanhamento administrativo das bolsas.

Ainda de acordo com ele, "este seminário finaliza um ciclo, normalmente de um ano, e nele os bolsistas apresentam os projetos que desenvolveram e os resultados alcançados. Os pesquisadores participam e dão dicas do que pode ser melhorado. É uma grande oportunidade de desenvolvimento para estes alunos".

A Embrapa Pesca e Aquicultura possui dois núcleos temáticos de pesquisa: um sobre pesca e aquicultura, cuja missão nessas duas áreas tem alcance nacional; e outro sobre sistemas agrícolas, voltado para o chamado Matopiba, região que engloba partes dos estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia. Os 12 bolsistas (nomes abaixo) desenvolveram suas atividades nesses núcleos. Confira:

Núcleo Temático de Pesca e Aquicultura - Hainnan Souza Rocha, Hyago Jovane Borges de Oliveira, José Júnior Tranqueira da Silva, Maria Olivia dos Santos Oliveira, Mônica Madureira Mota Leite, Naislan Fernanda Andrade Oliveira e Pollyana Alves de Araújo

Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas - Alan de Ornelas Lima, Fabiana Matos de Queiroz, Felipe Rosa de Amorim, Telma Maria do Vale e Willian Sousa Silva da Conceição

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura
pesca-e-aquicultura.imprensa@embrapa.br
Telefone: (63) 3229-7836

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Fonte: Embrapa Pesca e Aquicultura