Palmas-TO, 23 de novembro de 2017

WebMail

Tecnologias para Produção de Leite

Compartilhe:

Possui o objetivo de difundir tecnologias para produção de leite em sistemas sustentáveis e de baixo custo e ambientalmente corretos, aumentando o vínculo entre a Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína, e o setor produtivo local, principalmente entre os pequenos e médios produtores.

Em janeiro de 2006, a Universidade Federal do Tocantins – UFT, em parceria com Ruraltins, Naturatins, Sindicato Rural de Araguaína, Adapec e Escola Agrotécnica Federal de Araguarins instalou o projeto “Do Campus para o Campo: Difusão de tecnologias para o uso de resíduos agrícolas na produção do leite.

Devido ao fato de no momento haver poucas ações voltadas para os pequenos produtores de leite na região do Tocantins, a aceitação do projeto foi grande e os resultados importantes para a região. Entre os resultados obtidos, pode-se destacar a realização do “Diagnóstico da Pecuária Leiteira na Região de Araguaína-To” que vem sido utilizado por vários órgãos para se nortear as futuras ações para a cadeia produtiva do leite na região.

Além disso, foi realizado um curso de pós-graduação lato sensu em produção de gado de leite que culminou na publicação do livro “Do Campus para o Campo: Tecnologias para Produção de Leite”, e também instalado a Unidade demostrativa de produção de leite a pasto na UFT e inserido semanalmente o quadro “Do Campus para o Campo” no programa regional de televisão, o “Via Rural”.



Coordenador: Professor José Neuman Miranda Neiva