Palmas-TO, 24 de junho de 2024

WebMail

Fapto apresenta a empresários linhas especiais de crédito para investimento em inovação

Atualizado em: 17/05/2024 12h57

Empresários tocantinenses de vários ramos de atuação participaram na tarde desta última quinta-feira, 16, do Encontro “Conexões Empresariais”, promovido pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) para estimular a área empresarial do Tocantins a submeter projetos junto à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública ligada ao Governo Federal. O evento aconteceu no Pavilhão da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado, na Agrotins 2024.

O especialista e gerente regional norte da FINEP, Rodrigo de Lima, detalhou para o público presente as linhas de financiamento e editais voltados para inovação nas empresas, além dos caminhos para realizar projetos de PD&I e buscar benefícios fiscais, como contrapartida por investimentos na área de tecnologia e inovação. Citou também a importância de buscar instituições parceiras, como é o caso da Fapto, para o desenvolvimento dos projetos a serem apresentados junto a FINEP.

Rodrigo lembrou que o governo federal abriu linhas de financiamento para inovação com juros que podem chegar a pouco mais de 4% ao ano, a depender do porte da empresa e do enquadramento dos projetos nas áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento tecnológico do país. Ao todo serão disponibilizados para investimentos em pesquisa e desenvolvimento mais de R$ 2,1 bilhões.

Olhar empresarial
O diretor operacional da Atual Cargas Transportes Ltda, Sergio Cardoso, aproveitou a oportunidade para compartilhar sua experiência como empresário e as vantagens que teve em optar pela parceria com a Fapto na elaboração do seu projeto junto a FINEP. “Estamos com três projetos na área de inovação para a nossa empresa que estão sendo gerenciados por meio da Fapto, que hoje é uma grande parceira nossa. E não é difícil o acesso às linhas de crédito da Finep, basta levar para a Fapto, que lá eles nos ajudam com a elaboração do projeto e o contrato para conseguirmos os investimentos e também os benefícios fiscais”, relata.

O empresário Emiliano Lena, diretor administrativo da Premoll, empresa do seguimento de pré-fabricados de concreto, acredita que a inovação nos processos produtivos é o caminho para melhorar a competitividade das empresas tocantinenses. “As linhas de crédito e incentivos fiscais para que as empresas possam investir na modernização dos processos são um grande incentivo para o desenvolvimento tecnológico do nosso parque industrial. Em contrapartida, o Governo pode ter o retorno do seu investimento com o aumento da produtividade das empresas e, consequentemente, da arrecadação, além poder tornar as empresas brasileiras mais competitivas no mercado internacional", observou entusiasmado.

Parceiros
Representantes de cooperativas de crédito parceiras da Finep também participaram do evento. O assessor de investimentos da Agência de Fomento do Estado, Ricardo Veloso, falou sobre as vantagens e facilidades em acessar essas linhas de crédito. “As linhas de crédito são para várias áreas, com tempos de carência e uma taxa de juros super viáveis para as empresas. Acredito que seja mais uma grande oportunidade aos empresários tocantinenses”.

Ao final, o diretor-geral, Léo Araújo, agradeceu a presença de todos e reforçou o compromisso da equipe da Fapto e do InovaFapto - Centro de Inovação para contribuir com as empresas do Tocantins neste processo junto a Finep. "A,Fapto é uma das instituições mais preparadas do Tocantins para atender a demanda dos empresários na elaboração e consultoria de projetos de inovação", completa.