Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Janeiro Branco: Fapto promove palestra para falar sobre saúde mental

Atualizado em: 30/01/2024 18h43

Janeiro é o mês dedicado também para cuidar da saúde mental e emocional. Ciente deste momento importante, os colaboradores da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) fizeram uma pausa no trabalho para acompanhar a palestra com a especialista em avaliação comportamental e gestão de pessoas, a psicóloga Amanda Farrapeira.

A profissional aproveitou o slogan da Campanha Janeiro Branco ‘Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer agora?’ para estimular a prevenção e cuidados com as doenças mentais, como ansiedade, depressão e estresse, entre outros transtornos.

Para a psicóloga, a depressão tem sido mal do século que afeta mais de 264 milhões de pessoas no mundo. “É muito importante que uma pessoa procure ajuda, caso se reconheça com esses sintomas. O acompanhamento com um profissional ajuda bastante a identificar e tratar as questões que levam à depressão. Não temos como medir o sofrimento do outro”, alerta Amanda.

A psicóloga sugeriu algumas atividades que protegem a saúde mental, como tentar viver com equilíbrio em todas as áreas da vida, seja no trabalho, relacionamento com a família, relação com dinheiro, relacionamento amoroso, espiritualidade, entre outros.

Ao final da palestra, foram realizadas dinâmicas e os participantes puderam avaliar o momento. “Mais uma vez, muito positivo e rico de novos conhecimentos a palestra de hoje. Gostei muito e me fez repensar bastante sobre os meus sentimentos, temos que observar as nossas limitantes, muitas vezes estamos fechados em nossos pensamentos e uma sugestão, uma dica ajuda a mudar a nossa percepção, como aconteceu durante essa palestra”, relata a assistente de projetos Joyce Alves.