Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Universidade da Maturidade consolida parcerias e expande rede de atuação em Portugal

Atualizado em: 29/01/2024 16h30

A coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dra. Neila Osório, e o assessor de projetos, Fernando Nunes, retornaram na última sexta-feira, 26, ao Brasil, após agenda em Portugal. Além de divulgar a tecnologia social da UMA, consolidaram parcerias e expandiram rede de atuação com instituições que trabalham com o envelhecimento no país europeu.

As parcerias estabelecidas foram com o Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto – Porto4Ageing; Associação Internacional de Universidades da Terceira Idade (IAUTA); Associação Nacional de Gerontologia Social (Anges), e com Laboratório de Envelhecimento de Ílhavo. Outra parceria foi com a Rede de Universidades da Terceira Idade (Rutis), que homenageou a UMA com medalha de honra ao mérito.

A coordenadora da UMA, Dra. Neila Osório, destaca a importância da agenda internacional. "Foi uma agenda muito positiva. Conhecemos diversos projetos de envelhecimento, como a inovadora hub A avó veio trabalhar. Algumas cooperações técnicas já foram assinadas, outras estão em fase de tratativas. Estamos entusiasmados com as oportunidades que se apresentam. A troca de conhecimento e a consolidação de parcerias são essenciais para aprimorarmos nosso compromisso com o envelhecimento ativo e saudável”.

O assessor de projetos, Fernando Nunes, ressalta a importância dessas parcerias para a UMA e destaca o avanço na cooperação internacional. "O estreitamento de laços ocorre em um momento especial, pois neste ano celebramos os 18 anos da UMA. Estamos preparando grandes surpresas para os acadêmicos, por meio das parcerias conquistadas em Portugal. Dra. Neila Osório está se capacitando para ser multiplicadora de vários projetos, incluindo laboratório de luto e envelhecimento, empreendedorismo para os mais velhos, saúde digital, gestão de universidades sêniores, entre outros".

A agenda foi finalizada com uma mesa-redonda, na Universidade das Avenidas Novas para a Terceira Idade (Unanti) com o tema “Educação Intergeracional Rumo a um Mundo Melhor” que teve como palestrantes a embaixadora da paz, Dra. Neila Osório e a Dra. Emilia Barradas de Noronha, e o Doutorando Fernando Nunes, com moderação da Dra. Teresa Antunes. O evento foi realizado pela UMA e Embaixada da Paz Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix – de Genebre – Suisse. (Por Ascom UMA)