Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Central QualiTOPAMA conclui visitas técnicas de supervisão das soluções tecnológicas

Atualizado em: 18/12/2023 15h27

O Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA) concluiu, neste mês de dezembro, as visitas técnicas nas 20 cidades participantes para supervisionar as instalações das soluções tecnológicas, desenvolvidas pelo projeto, em parceria com a Acone, empresa contratada para a criação do software.

As soluções tecnológicas envolvem o serviço de instalação do painel TOPAMA de indicadores do Programa de Qualificação das Ações em Vigilância em Saúde (PQA-VS), de implantação dos softwares sistema de vigilância sanitária, sistema agente de combate à endemia, sistema de indicadores da saúde da mulher e testagem de sífilis em gestantes.

“Os benefícios da instalação para os municípios são: a melhor gestão da saúde pública, monitoramento eficaz de doenças endêmicas, fiscalização aprimorada da saúde e higiene pública, acesso facilitado aos programas de saúde, uso de dados para tomada de decisões informadas, aumento da conscientização e educação da comunidade sobre saúde, redução de custos de saúde a longo prazo e, consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida da população”, explicou Rogério Nogueira, coordenador de Tecnologia da Informação da Central QualiTOPAMA.

Atualmente, a solução está instalada em 20 cidades dos estados do Tocantins, Pará e Maranhão, região TOPAMA. São elas: Marabá (PA), Itupiranga (PA), Bom Jesus do Tocantins (PA), Rondon do Pará (PA), Brejo Grande (PA), Dom Elizeu (PA), São Domingos (PA) Ananás (TO), Angico (TO), Araguanã (TO), Augustinópolis (TO), Carmolândia (TO), Luzinópolis (TO), Piraquê (TO), Santa Fé do Araguaia (TO), Tocantinópolis (TO), Açailândia (MA), Amarante do Maranhão (MA), Itinga do Maranhão (MA) e João Lisboa (MA).

“A solução tecnológica desenvolvida pela Central QualiTOPAMA foi benéfica em todos os setores. As ferramentas foram e estão sendo fundamentais, tanto na parte da Vigilância em Saúde (vig.sanitária e endemias) quanto na Atenção Primária, no Previne Brasil. Com a instalação, passamos a ter um software que sistematiza e organiza o processo de trabalho de Endemias e Vigilância Sanitária, auxiliando o município nas metas propostas pelo o Ministério da Saúde”, avaliou Tulysmar Pereira de Sousa, Coordenador de T.I e Planejamento do município de Ananás (TO), que firmou termo de cooperação com o projeto.

Para o professor Paulo Fernando Martins, coordenador geral da Central QualiTOPAMA, as soluções tecnológicas estão contribuindo, significativamente, para a saúde da população dos municípios. “As visitas de supervisão são um compromisso nosso com os municípios que apostaram na ideia e firmaram os termos. Com elas, percebemos que houve uma transformação significativa na maneira como a saúde pública é gerenciada nessas cidades, o que possibilitou uma comunidade mais informada e, consequentemente, mais saudável”, ressaltou.

Em 2024, a Central QualiTOPAMA irá dialogar, mais uma vez, com as prefeituras que ainda não instalaram a solução tecnológica. Além disso, conforme o acordo contratual, ao longo da vigência do projeto, o suporte técnico e manutenção do sistema será operado pela Acone Assessoria e Consultoria.

Central QualiTOPAMA
A Central QualiTOPAMA é um projeto que articula pesquisa científica com ações educativas, tecnológicas e comunicacionais com objetivo de fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área. (Com informações da Ascom Qualitopama)