Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Alunos do Escritório Modelo do Curso de Direito da UFT são selecionados para Competição Brasileira de Processo

Atualizado em: 03/10/2023 11h42

Acadêmicos do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foram selecionados para participar da 6ª Competição Brasileira de Processo, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Aprovados na fase escrita, agora os alunos irão para São Paulo, Capital, nos dias 4, 5 e 6 de outubro deste ano, para realizar a fase oral.

O projeto classificado apresentou a metodologia ativa de aprendizado, que aplica a prática jurídica por meio de um caso simulado, que foi divulgado no site www.competicaodeprocesso.com.br.

De acordo com a acadêmica do curso, Eduarda Machado Guedes, a partir do caso simulado, foi primeiro elaborado a parte escrita, através das peças de recursos cabíveis ao caso apresentado, e depois a oral, que ocorrerá presencialmente em São Paulo, onde será feita a sustentação oral. “Para este ano, a 6ª Edição da Competição Brasileira de Processo divulgou um caso fictício que versava acerca de uma Ação de Improbidade Administrativa em que tivemos que interpor uma Apelação Cível, bem como, contrarrazoamos a Apelação da equipe de outra universidade”, explicou a universitária.

De acordo com a professora Naima Worm, o projeto foi trabalhado como uma das atividades do Escritório Modelo da UFT, que tem a parceria da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). “ É a primeira vez que o curso de Direito da UFT participa. No ano de 2022, o curso de Direito participou pela primeira vez de uma competição acadêmica na 5ª Edição da Competição Brasileira de Processo, com os alunos João Vítor Coêlho Braga e Eduarda Machado Guedes. Por conta da experiência bem sucedida, a competição foi incorporada como matéria de extensão na grade curricular do Curso”, conta a professora.

O projeto foi desenvolvido com a orientação dos professores Vinícius Marques, docente da disciplina de Processo Civil, Naíma Worm, responsável pelo Núcleo de Prática Jurídica e Aline Salles, docente da disciplina de Direito Administrativo.

Além disso, a equipe contou também com a orientação de outros profissionais especialistas na área, como o Dr Jorgam de Oliveira Soares, Pós-graduado em Direito e Processo Administrativo pela UFT e em Estado de Direito e Combate à Corrupção pela Escola Superior da Magistratura do Tocantins e servidor do Ministério Público do Estado do Tocantins Esmat).