Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Com auditório cheio, especialista em Inteligência Artificial compartilha experiências de sucesso

Atualizado em: 11/09/2023 17h35

Coordenador científico do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás, (Ceia-UFG), Anderson da Silva Soares, especialista em Inteligência Artificial (IA) esteve na tarde desta segunda-feira, 11, em Palmas, para compartilhar com pesquisadores do Tocantins sobre o ‘Case de Sucesso” das experiências com o uso da inovação e tecnologia em projetos de pesquisa no meio acadêmico.

A palestra promovida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) aconteceu no auditório da reitoria da universidade e contou com a participação de dezenas de professores e acadêmicos de várias instituições de ensino.

Com o auditório lotado, o especialista que é considerado um dos melhores influenciadores em diversas iniciativas online, apontado pelo iBest, aproveitou a oportunidade para contar aos participantes sobre algumas iniciativas de sucesso que foram desenvolvidas no Ceia-UFG. Dentre alguns dos temas que o professor Anderson Silva abordou, ele falou sobre como atrair empresas de reconhecimento no meio empresarial e referências no mercado nacional para serem parceiras em projetos de pesquisas.

O coordenador científico do Ceia falou ainda de iniciativas já estabelecidas que trabalham com inovação e tecnologia e com inteligência artificial (IA). “Em várias áreas, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação podem ser executados dentro com o auxílio da Inteligência Artificial, o que pode atrair recursos financeiros para a universidade, por meio de empresas de diferentes segmentos”, detalhou orientando que os pesquisadores amadureçam a ideia e os processos que visem a sustentabilidade da pesquisa.

O diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, destacou a contribuição do especialista em compartilhar sua experiência no Tocantins. “O Ceia da UFG é uma das mais bem sucedidas iniciativas do País. Lá, há mais de 300 pesquisadores que atuam em vários projetos financiados pelos setores público e privado. Queremos estimular que os nossos pesquisadores também tenham este olhar para os recursos cheguem para os investimentos em novos projetos”, disse o diretor agradecendo a presença do especialista e também da iniciativa de um grupo de professores em realizar este evento.

Para o professor e pesquisador, Waldecy Rodrigues, o evento foi muito importante, pois o palestrante trouxe uma nova visão sobre a relação entre a universidade, com a Fundação, setor privado e o governo. “Ele mostrou como e onde podemos efetivamente fazer essa uma aproximação, mas uma aproximação que promova a transformação da sociedade, das organizações e da sociedade”, citou.