Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Conselho Universitário da UFT aprova prestação de contas da Fapto referente a 2022

Atualizado em: 05/09/2023 16h38

Em reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizada nesta terça-feira, 05, no auditório da reitoria da instituição, membros do conselho consultivo aprovaram a prestação de contas da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) referente ao ano de 2022.

A apresentação dos resultados e do Relatório de Gestão foi conduzida pelo diretor-geral da fundação, Léo Araújo, que na ocasião estava acompanhado da diretora técnica, Fernanda Fernandes, do contador, Eugenilton Brito, e do assessor institucional, José Guimarães Neto.

O diretor-geral da Fapto começou apresentando a estrutura organizacional da instituição, seguido da política de qualidade, dando destaque aos principais resultados e atividades realizadas no decorrer dos doze meses de 2022.

“2022 ainda foi um ano desafiador, pois a economia do país se encontrava instável, e para as Fundações de Apoio que estimulam a pesquisa e a inovação, este cenário de instabilidade e de cortes em recursos para a pesquisa, foi sentido. Apesar de tudo, tivemos bons resultados em relação à prospecção de projetos e os números apresentados refletem o bom resultado”, revelou o gestor.

De acordo com Léo Araújo, no ano passado, a Fapto avançou em diversas frentes. “Novos projetos de inovação tecnológica foram captados a partir de iniciativas da fundação. Ainda nesse período, foi reestruturado o organograma da Fapto, novos produtos, serviços e soluções tecnológicas foram desenvolvidos”, citou, reforçando que a instituição se dedicou a promover a modernização da sua infraestrutura física, destacando a instalação em breve do Centro de Inovação da Fapto.

Após apresentação do relatório anual da gestão, houve manifestação positiva dos membros sobre o trabalho que a Fundação de Apoio vem realizando. O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, parabenizou o desempenho da Fapto e falou sobre a importância da atuação da instituição para a implantação de projetos de pesquisa e extensão na universidade. “É muito bom acompanhar o crescimento da Fundação, observar ainda que ela vem cumprindo sua missão institucional com números surpreendentemente positivos”, declarou.