Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Central QualiTOPAMA tem meses intensos, com várias programações

Atualizado em: 04/09/2023 16h18

O Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Central QualiTOPAMA), que recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), teve o último mês de agosto e o início de setembro cheios de atividades. Foi iniciada uma nova Oficina Pedagógica de Educação em Saúde (OPES), um ciclo de qualificação dos profissionais da saúde e, por fim, a equipe coordenadora do projeto realizou dois workshops, nas reuniões das Comissões Intergestores Regionais (CIR).

Dando continuidade ao processo iniciado em maio e junho deste ano, a OPES para diretores, coordenadores e regentes, foi realizada na cidade de Marabá, no dia 9 de agosto, contando com a participação de 27 orientadores educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Marabá. O encontro teve a presença do coordenador geral da Central QualiTOPAMA, prof. Dr. Paulo Fernando, e da Coordenadora Adjunta, Profa. Dra. Denise Capuzzo, que explicaram o funcionamento e as realizações do projeto. Atuaram como tutoras, as professoras Dra. Eliane Marques, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Dra. Miliana Sampaio, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

“A oficina teve como tema: “Aprendizagem colaborativa em Educação e Saúde”. O objetivo era, justamente, instrumentalizar os profissionais da educação básica com a metodologia ativa de Aprendizagem Colaborativa, para a construção de projetos pedagógicos de intervenção, problematizando a questão da vacinação, que tem se mostrado um desafio para os estados do Tocantins, Pará e Maranhão (TOPAMA)”, detalhou o professor Dr. Paulo Fernando Martins.

Novo ciclo de qualificações

A Central QualiTOPAMA iniciou, ainda, novo ciclo de qualificação dos profissionais da saúde das cidades polo do projeto (Araguaína/TO, Marabá/PA e Imperatriz/MA) por meio do curso de extensão gestão e planejamento da saúde pública (60h), semipresencial e com material instrucional próprio desenvolvido pelos participantes do projeto. Em Imperatriz, o curso iniciará no dia 28 de setembro. As tutoras são profissionais da saúde, mestrandas ou egressas dos programas de pós-graduação stricto sensu na área da saúde e, dentre elas: Tatiana Vieira, Euzamar Santana, Rhavenna Oliveira e Quésia Melo. O curso conta, ainda, com a participação das colaboradoras Esthefani Silva e Eduarda Grillo, da Sala de Situação em Saúde da Faculdade de Saúde, da Universidade de Brasília (UnB).


Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA é um projeto que visa fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área. (com informações do QualiTOPAMA)