Palmas-TO, 03 de março de 2024

WebMail

Fapto promove palestra sobre Assédio no trabalho: como identificar e agir

Atualizado em: 30/06/2023 08h52

Toda a equipe de colaboradores da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) deu uma pausa nas atividades ontem a tarde, dia 29, para participar da palestra sobre “Assédio no trabalho: como identificar e agir”, ministrada pela coordenadora do Comitê de Anticorrupção e Compliance da Rede Governança Brasil (RGB), Danila Duarte.

A especialista falou como algumas situações podem degradar um colaborador no contexto profissional, gerando o assédio no trabalho, que segundo ela, infelizmente, não é um fenômeno recente e vem acontecendo bastante nas organizações.

Danila Duarte relatou que cada vez mais, devido aos estímulos à competitividade de forma pouco saudável, é uma das causas que levam as pessoas ao individualismo, que, por sua vez, intensifica a prática do assédio.

Ainda de acordo com a palestrante, as consequências para as vítimas que sofrem a ação, são inúmeras, gerando problemas de caráter físico e psicológico. “Estar aqui na Fapto hoje, com o seu grupo de colaboradores, debatendo sobre a importância de preservar um ambiente saudável, mostra a preocupação da instituição em proporcionar momentos para a discussão, além de promover políticas de combate ao assédio e promoção da saúde do seu quadro de pessoal”, avalia Danila Duarte acrescentando que a falta de comunicação clara entre gestores e funcionários, a inexistência de canais de denúncia nas empresas, são alguns dos fatores que contribuem para atos de assédio.

Segundo Daniela Neres, coordenadora de Compras da Fapto, a palestra foi bem dinâmica e objetiva com exemplos reais de assédios moral e sexual de pessoas famosas. “A palestrante apresentou a diferença do que é realmente um assédio e para interação fez um game com perguntas sobre o tema que tínhamos que responder em tempo real, e ainda teve prêmio no final. A diretoria da Fapto está de parabéns, como sempre trazendo para seus colaboradores assuntos atuais e de relevância”, revelou a colaboradora.

A coordenadora de Gestão de Pessoas, Emanuella Costa, lembra que o momento foi pensando no sentido de ajudar toda a equipe na identificação e prevenção de assédio no trabalho. “A palestra conseguiu abordar de forma bem clara sobre essa prática e suas consequências devastadoras, além de mostrar como o departamento de Gestão de Pessoas pode atuar na repressão do assédio”, observou Emanuella.