Palmas-TO, 03 de março de 2024

WebMail

19 anos: Fapto é referência para o norte do país

Atualizado em: 28/06/2023 08h33

Na semana que a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) completa 19 anos, preparamos algumas reportagens especiais que revelam alguns personagens e curiosidades sobre a história da instituição. Nos próximos dias, você vai conferir no site da Fapt, matérias especiais e fotos que ajudam a narrar um pouco do trabalho realizado pela Fundação de Apoio que é referência para o norte do país.

E para começar, nada melhor do que conhecer como a Fapto atua, suas contribuições, projetos que foram destaques e os profissionais que compõem a sua equipe técnica.

A Fapto desde a sua criação vem ajudando no desenvolvimento de pesquisas, oferecendo suporte no gerenciamento financeiro, administrativo e jurídico dos projetos de pesquisa e inovação de todo o Tocantins e até em outros estados do país.

Em seus 19 anos de atuação, a Fapto coleciona conquistas, que podem ser acompanhadas pelo número de projetos já apoiados, pela credibilidade e agilidade na execução de cada etapa da pesquisa realizada, além das fortes parcerias com instituições de ensino que são referência na implantação da pesquisa científica e tecnológica no Tocantins.

Desde a sua instalação, a Fapto já apoiou 957 projetos, tendo com parceiros 190 instituições, somando um total de mais de 300 milhões de recursos captados para a execução dos projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica. Os números refletem a trajetória de trabalho sério realizado junto com os pesquisadores idealizadores dos projetos.

Para o ex-diretor da Fapto, professor doutor Elvio Quirino, a história da Fundação é de consolidação e os indicadores mostram a evolução que a instituição teve em quase duas décadas de existência. “Os números de projetos apoiados e ações desenvolvidas, entre outros parâmetros, mostram a evolução da Fapto. Comparando com instituições mais antigas, a Fundação se destaca na solidificação do estímulo à produção de pesquisa, ensino, extensão e inovação”, avalia o professor destacando que a Fapto é fruto do empenho de um conjunto de pessoas que têm o compromisso assumido com um projeto institucional de desenvolvimento científico e tecnológico.