Palmas-TO, 03 de março de 2024

WebMail

Central QualiTOPAMA oferece capacitação para professores de Imperatriz - MA

Atualizado em: 21/06/2023 12h09

O Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA) realizará o Curso de Extensão “Aprendizagem Colaborativa em Educação e Saúde”, em Imperatriz-MA, no dia 21 de junho. Trata-se da Oficina Pedagógica de Educação em Saúde, com carga horária de 24 horas, que ocorrerá no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene, anexo à Escola Municipal Paulo Freire, das 8h às 18h.

A oficina objetiva desenvolver aprendizagens colaborativas e interativas em educação e saúde no âmbito da educação básica; mediar aprendizagens com atividades interdisciplinares; e executar o planejamento, o monitoramento e a avaliação das aprendizagens colaborativas. O projeto reservou 80 vagas para diretoras escolares, coordenadoras pedagógicas e professoras da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Imperatriz-MA.

“Estas oficinas permitem aos profissionais da educação do município parceiro uma formação científica e pedagógica, com o objetivo de que eles possam agir como multiplicadores das informações sobre a importância da Saúde Coletiva, desenvolvendo oficinas pedagógicas de educação em saúde nas escolas públicas. Vale frisar que não haverá prejuízo na proposta curricular municipal e no projeto político-pedagógico da escola”, explicou o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador geral do projeto.

As oficinas ministradas pela Central QualiTOPAMA contam, ainda, com a participação da especialista em aprendizagem colaborativa Dra. Eliane Marques (UFT); do Prof. Dr. Luiz Sinésio Neto (UFT); doutoranda em educação Miliana Sampaio (PPGE/UFT); e da Coordenadora para Ações Educacionais, Profª. Dra. Denise Capuzzo (UFT).

Essa é a segunda ação deste tipo realizada pela Central QualiTOPAMA, este ano. A primeira ocorreu no município de Araguaína-TO, com o apoio da secretária Municipal de Educação, Profª. Elizângela Silva, no dia 16 de maio, na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). “Esse primeiro foi um sucesso, o que nos deixa na expectativa de atingir a mesma qualidade, agora, em Imperatriz”, comentou o professor Dr. Paulo Fernando Martins.

Os docentes, capacitados com o material instrucional produzido pela equipe pedagógica do projeto, atuarão diretamente na multiplicação do conhecimento adquirido nas oficinas de educação em saúde, dentro do planejamento das escolas, ao longo do ano letivo, com os demais professores e estudantes.

Central QualiTOPAMA
A Central QualiTOPAMA é um projeto que articula pesquisa científica com ações educativas, tecnológicas e comunicacionais com objetivo de fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).