Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Fapto promove treinamento sobre Comunicação Assertiva para colaboradores da instituição

Atualizado em: 29/05/2023 10h03

No dia a dia do trabalho, a comunicação e a interação entre as equipes se tornam ainda mais importantes para que os processos aconteçam de forma ágil e eficiente. Ciente disso, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) reuniu neste último sábado, 27, os colaboradores da instituição para um treinamento sobre o Poder da Comunicação Assertiva.

O momento conduzido pela especialista em mentoria de perfil comportamental e em treinamento de equipes, Renata Alvarenga, foi repleto de dinâmicas que ajudaram a tornar o encontro mais proativo. Renata falou sobre a necessidade e capacidade de transmitir informações de forma clara e objetiva. Além de saberem ouvir, dizer não quando necessário e agir com imparcialidade. “A comunicação assertiva vem se tornando cada vez mais essencial para diferenciar os profissionais. Em tempos de tantas transformações, o bom colaborador precisa de assertividade. Afinal, líderes com comunicação assertiva se diferenciam pela proatividade e também a forma de passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado”, pontuou.

O diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, que esteve durante todo o treinamento junto com a equipe, destacou a relevância de tirar momentos na rotina de trabalho para aprimorar alguns pontos que são fundamentais na dinâmica do trabalho na Fundação. “Notamos que um dos principais vilões para o bom andamento das atividades são ruídos ou falhas que uma comunicação ineficaz pode gerar. Situações que, às vezes, geram conflitos, retrabalho e mau entendidos geralmente acontecem quando a mensagem não é transmitida de forma clara ou não há diálogo. Portanto, exercitar a assertividade na comunicação interna nos ajudará a ter chances de sermos ainda mais produtivos”, acredita o gestor.

Uma das coisas que chamou a atenção do analista de Projetos da Fapto, Luiz Paulo Rocha, foi saber que a comunicação assertiva não é simplesmente um dom, que na verdade, ela é uma habilidade que pode e deve ser trabalhada. “Foi possível entender que podemos exercitar todos os dias e em todos os aspectos da nossa vida, tanto profissional, quanto pessoal, a comunicação assertiva, pois fazendo de forma certa e clara, ela nos traz diversos benefícios. Agora é praticar as dicas captadas durante o treinamento, para que a minha comunicação aconteça de forma natural”, fala o analista.

Para a coordenadora de Projetos, Priscila Oliveira, onde tem comunicação tem conexão. “De forma leve e descontraída, a querida Renata Alvarenga trouxe no encontro ferramentas de melhoria para nossa comunicação. Despertando nossa consciência para a importância de sair do automático e transmitir de forma clara o que queremos, para assim nos fazermos entendidos. Afinal, a base do nosso conhecimento é a comunicação”, observa ela.