Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Pesquisadores da UFT compõem o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar

Atualizado em: 17/04/2023 15h27

Para assegurar políticas públicas destinadas à promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) dos estudantes das escolas públicas de educação básica do Tocantins, professores pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foram selecionados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para acompanhar os 139 municípios do estado no que se refere a ampliação dos recursos financeiros federais destinados à aquisição da merenda escolar.

A equipe composta por professores especialistas vai percorrer as cidades selecionadas Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para dar início às ações de assessoria, acompanhamento, monitoramento e avaliação do Programa, visando o seu aprimoramento, em cumprimento às legislações que o regem.

O coordenador do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar no Tocantins (Cecane), professor Dr Clemilson Antonio, explica que o Centro promove a produção e disseminação de conhecimento, capacitações e outras atividades de assistência técnica, com foco em contribuir para a melhoria da qualidade da alimentação oferecida nas escolas e para fortalecimento e aprimoramento do PNAE no Estado. “O nosso trabalho é orientar de forma técnica e operacional, com base na legislação vigente, verificar a conformidade e diagnosticar as condições de execução, além de acompanhar os atores envolvidos na execução do PNAE”, descreveu o coordenador”.

Equipe de colaboradores
Para o desenvolvimento das ações previstas no plano de trabalho do ano de 2023, o CECANE/TO contará com uma equipe de colaboradores composta por professores e alunos dos cursos de Graduação em Nutrição e Ciência da Computação, e técnicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Além de Agentes e monitores PNAE – que são nutricionistas responsáveis por desenvolverem as ações junto a Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) e às entidades executoras.

Ações
Ao longo do ano, o Cecane-TO atende e assessora, de forma remota, as demandas dos municípios tocantinenses, além da gestão estadual na área da educação do Tocantins.

Para o ano de 2023, além da assessoria remota, estão planejadas visitas técnicas presenciais a gestão estadual e a 26 municípios do Tocantins, a oferta de formação para membros do conselho de alimentação escolar (CAE), realização de oficinas regionais para o levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar para a boa execução do PNAE e ainda prestar apoio técnico ao FNDE, visando o fortalecimento e o monitoramento do Programa.

O coordenador destaca que a execução de projetos de extensão como o Cecane/TO é de extrema importância para a Universidade e para os cursos de graduação, pois segundo ele, permitem que a universidade cumpra seu papel social, levando conhecimento e atendendo às demandas da sociedade. “Além disso, proporciona aos estudantes a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula, contribuindo para sua formação profissional e pessoal” observou o professor.

Atividade no Tocantins
O Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar do Tocantins (Cecane/TO) tem como objetivo apoiar e fortalecer a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em todo o país e no Tocantins.

O Cecane desempenha um papel fundamental na promoção da alimentação saudável e adequada para crianças e adolescentes em idade escolar, o que contribui para o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos estudantes. Além disso, o Centro ajuda a combater a desnutrição e a obesidade infantil, que são problemas de saúde pública significativos no país.