Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Museu de Morfologia da UFT é destaque em reportagem do Jornal Hoje da Rede Globo

Atualizado em: 10/03/2023 10h02

O trabalho e a dedicação de um grupo de pesquisadores e alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que atuam no Museu de Morfologia da instituição, foi destaque nesta última quinta-feira, 09, no Jornal Hoje da Rede Globo. A reportagem que foi exibida em rede nacional mostrou como professores e alunos ajudam a preservar a história de várias espécies que compõem a fauna do Estado do Tocantins. Para acompanhar a reportagem na íntegra basta acessar este link.

Os esforços da equipe ganharam visibilidade na produção de quase três minutos que apresentou como é feito a taxidermia dos animais que são entregues, já sem vida, pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) ao Museu.

Uma das idealizadoras e coordenadora do Museu de Morfologia da UFT, a professora Dra Tainá de Abreu, fala da satisfação em ver o trabalho sendo apresentado a todo o Brasil e até mesmo fora do país. “Foi bastante satisfatório ver um projeto que acontece de forma coletiva com apoio da equipe diretamente envolvida, do Naturatins, de vários setores da UFT, da das agências de fomento como a Fapto e CNPQ. É um esforço coletivo para preservar e contar a história da nossa fauna”, comenta a professora.

Tainá explica que a taxidermia consegue, por meio de diferentes técnicas, recriar e mostrar de forma bem natural um animal morto, sendo uma ótima ferramenta para educar e conscientizar sobre a importância da conservação da biodiversidade e os impactos das ações humanas.

Até o momento, mais de 50 animais já foram taxidermizados e compõem o quadro de exposição do Museu. Tainá lembra que o Museu é um espaço de pesquisa, ensino e também educativo, pois contribui no resgate de memórias e aprendizados. “Os animais que preparamos na sua grande maioria, trazem marcas de violência humana. Com o trabalho feito no Museu, além de treinar os nossos alunos nas técnicas anatômicas, habilidade com no tratamento dos corpos, também temos como missão sensibilizar a sociedade sobre as questões ambientais”, explica a professora informando que mais de 90 novos animais estão na fila para serem taxidermizados.