Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Fapto participa de reunião com representantes da Apex-Brasil e PEIEX Tocantins

Atualizado em: 06/02/2023 17h40

Nesta segunda-feira, 06, representantes da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) participaram da reunião semestral com membros da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX Tocantins na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) para tratar das etapas do Projeto de promoção para a inserção das empresas tocantinenses no mercado internacional.

A iniciativa da reunião partiu das metas estabelecidas pelo convênio da ApexBrasil e Fapto, em conjunto com a equipe do Peiex, está inserida na visita técnica da ApexBrasil para realização do Comitê Consultivo do PEIEX no estado do Tocantins, na qual são abordados os resultados do programa e os desafios das empresas para as instituições que lidam com exportação no Tocantins.

De acordo com o coordenador do Peiex no Tocantins, professor Ítalo Sposito, a reunião foi para debater novas ações que fortaleçam a economia e a exportação dos produtos e serviços das empresas que estão participando das capacitações do Peiex.. “A preparação para atuar na exportação traz ganho de competitividade no mercado interno e externo. O PEIEX proporciona para as empresas o aprimoramento da competitividade, com foco na atuação no mercado internacional. Assim, ele fortalece a economia e contribui, inclusive, para a geração de empregos”, observa.

A ApexBrasil anualmente faz ações diversificadas de promoção comercial visando promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, sendo o PEIEX a porta de entrada das empresas na agência. Para o monitor, professor Jan Marcel Lacerda, “o PEIEX no Tocantins é resultado da construção de uma cultura exportadora no estado e a necessidade de aplicar merdados para os produtos e serviços tocantinenses”, ressalta o monitor. 

Para a diretora técnica da Fapto, Fernanda Fernandes, que participou da reunião, o momento foi mais uma oportunidade para discutir um pouco sobre o direcionamento da Apex-Brasil e do Peiex para o ano de 2023, e também sobre as ações no Núcleo do Tocantins. “Mas um dia produtivo. Alguns exemplos de empresas que estão recebendo a capacitação foram apresentados e foi possível observar que ainda existem muitos desafios na área de exportação. Mas acreditamos que o caminho é capacitar e mostrar o potencial do nosso estado”, acredita a diretora.