Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

UMA divulga os vencedores do concurso literário “O papel da pessoa idosa no século XXI”

Atualizado em: 16/12/2022 09h03

A Universidade da Maturidade (UMA) – programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH), divulgaram nesta quinta-feira (15), os vencedores do concurso literário com o tema “O papel da pessoa idosa no século XXI”.

A premiação ocorrerá no próximo dia 22, em Brasília (DF). Serão premiadas as cinco melhores redações, bem como, as cinco melhores crônicas conforme o resultado, e os valores em dinheiro variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil por obra literária, dependendo da colocação conquistada.

O concurso foi lançado no dia 13 de setembro deste ano e no edital nº1 – Redação, que foi direcionado aos estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino, a finalidade foi conhecer como os jovens brasileiros enxergam e interagem com as pessoas idosas e despertar, neles, a conscientização de que o envelhecimento é um caminho natural para todos. Já o edital nº 2 – Crônicas, que foi dirigido a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o objetivo foi incentivar a produção literária desse público e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.

Ao todo, o certame teve 231 redações e 267 crônicas inscritas que foram avaliadas por uma comissão técnica formada por doutores da área de linguagens. A iniciativa dos prêmios literários visou celebrar a década de 2021 a 2030, instituída como “Década do Envelhecimento Saudável”, conforme declarado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Conheça os vencedores
Resultado final das redações
Resultado final das redações - Escola e Estado
Resultado final das crônicas
Resultado final das crônicas - Cidade e Estado
Fonte: Assessoria da UMA