Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Peiex-TO: Empresas tocantinenses conheceram os passos do processo de exportação na Receita Federal

Atualizado em: 01/12/2022 15h50

O Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Tocantins, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) promoveu nesta última quinta-feira, 30, uma capacitação sobre “Passos do processo de exportação na Receita Federal”. As capacitações são direcionadas às empresas inscritas no programa, no entanto foi aberta também para empresas que tenham interesse em conhecer o PEIEX e se aprofundar no tema da internacionalização.

A oficina foi ministrada pelo o Auditor Fiscal da Receita Federal, Alberto Carlos Carneiro que durante a sua exposição apresentou a função da Receita Federal em monitorar e fiscalizar os processos de exportação e importação no Brasil e a legislação brasileira referentes ao desembaraço aduaneiro dos produtos no processo de exportação. Além disso, discutiu os tipos de exportação e passos para superar os gargalos no processo de envio de mercadorias brasileiras a mercados estrangeiros.
De acordo com o coordenador do PEIEX-TO, Italo Sposito, o treinamento oferecido pelo neste momento visa preparar empresas tocantinenses para explorar o mercado internacional. O programa tem o objetivo de capacitar 100 empresas durante os 24 meses de execução.

A capacitação oferecida pelo PEIEX tem a duração média de 40 horas. Neste período, as empresas estão recebendo atendimento local de um técnico e orientação sobre requisitos gerenciais para a exportação. O programa envolve também a participação da empresa em Oficinas de Competitividade (cursos presenciais de curta duração sobre temas relevantes para a exportação) e a 1ª Ação de Exportação (rodadas de negócios orientativas, promovidas com comerciais exportadoras). Uma vez qualificada, a empresa poderá aderir ao portfólio de promoção comercial coordenado pela Apex-Brasil.

Outras etapas
Para oferecer um atendimento totalmente focado na necessidade do participante, a Apex-Brasil realizará visitas para identificar o potencial exportador da empresa e avaliar o nível de preparo do negócio para o comércio exterior. Com base nas informações levantadas, será feito um diagnóstico da maturidade exportadora da empresa e, após análise, será construído um plano de trabalho voltado à qualificação para exportar.