Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

Inscrição para os Prêmios Literários com o tema “O papel da pessoa idosa no século XXI" segue aberta até o dia 28

Atualizado em: 19/10/2022 13h01

O período de inscrição para os Prêmios Literários, que vão premiar redações e crônicas com o tema “O papel da pessoa idosa no século XXI” segue aberto até o próximo dia 28 de outubro de 2022. O concurso é promovido pela Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH).

O edital nº1 – Concurso de Redação é direcionado aos estudantes da rede pública de ensino e tem como finalidade conhecer como os jovens brasileiros enxergam e interagem com as pessoas idosas e despertar, neles, a conscientização de que o envelhecimento é um caminho natural para todos. Já o edital nº2 – Concurso de Crônicas, dirigido a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, visa incentivar a produção literária desse público e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.

A premiação, para ambos os concursos, varia de R$2 mil a R$8 mil por obra literária, dependendo da colocação conquistada. Serão premiadas as 25 melhores redações bem como as 25 melhores crônicas e, além do valor em dinheiro, os autores serão convidados para participar pessoalmente da cerimônia de premiação em Brasília (DF), a ser realizada após o período de defeso eleitoral.

A professora Neila Osório, coordenadora da UMA e do concurso, ressalta que a ação é “um reconhecimento aos que pensam e escrevem sobre a velhice. Uma forma de reconhecer o protagonismo dos cidadãos de primeira classe de todo o Brasil”, disse.

Intergeracionalidade

A iniciativa dos prêmios literários visa celebrar a década de 2021 a 2030, instituída como “Década do Envelhecimento Saudável”, conforme declarado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Diversas iniciativas serão realizadas, como parte da Década, para mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento; facilitar a capacidade das pessoas idosas de participar e de contribuir com a comunidade e a sociedade; prestar atenção integrada e serviços de saúde primários que atendam às necessidades do indivíduo; e prover acesso aos cuidados de longa duração para pessoas idosas que deles necessitem.

Confira os editais

SEI_MDH – 3169577 – Edital nº 01-2022_Redação

SEI_MDH – 3170851 – Edital nº 02-2022_Crônicas