Palmas-TO, 24 de abril de 2024

WebMail

UFT promove Seminários para debater extensão tecnológica e impacto social nas universidades públicas

Atualizado em: 13/10/2022 11h01

Para debater sobre os novos desafios que as instituições públicas e privadas terão que enfrentar nos próximos anos, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) promove IX Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa Extensão e o XI Seminário de Programas Especiais em Educação nesta próxima segunda-feira, 17, a partir da 8h30, no Auditório da Reitoria da UFT, em Palmas.

A programação será aberta com a palestra sobre o tema “A extensão tecnológica como possibilidade de impacto social”, que será ministrada pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Dr Sergio Crespo Coelho. Na sequência, haverá apresentações culturais, apresentação do Programa UFT em Movimento, exposição de trabalhos em banners e outras palestras no decorrer do dia. O evento é destinado a comunidade acadêmica e ao público em geral.

Segundo a pró-reitora de extensão da UFT, professora Dra Maria Santana, a instabilidade econômica do país dos últimos três anos trouxe e gerou um novo cenário de discussão, particularmente sobre o papel das instituições públicas na sua contribuição pelo bem-estar da população, por isso o debate com a comunidade acadêmica deve ser constante. “Sabemos que as universidades públicas, por exemplo, se tornaram entes defendidos amplamente nesses últimos anos, pela sua importância em ampliar a capacidade de responder aos problemas sociais e econômicos resultantes dos impactos gerados na economia. Mas é preciso haver organização e recursos que garantam o atendimento básico às demandas da população, em lugar de deixar toda e qualquer relação social e econômica ser guiada pelo mercado instável”, avalia a pró-reitora reforçando o convite para que todos participem da palestra sobre o tema.

Palestrante
A primeira palestra será conduzida pelo pesquisador e coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF, Sergio Crespo, que também é líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação.

Outros temas
Auditório da Reitoria - Às 15h30 - Palestra com o tema: Investimento em Tecnologia da Informação e Comunicação no contexto da Educação 4.0 - Prof. Dr Ary Henrique Morais de Oliveira - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Auditório Cuica - Às 20h30 - Palestra com o tema: Radiotelescópio Bingo: Ouvindo a Evolução do Universo desde o Sertão Brasileiro - Prof. DR Amilcar Rabelo de Queiroz - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.