Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Setembro Amarelo: Fapto promove palestra sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

Atualizado em: 29/09/2022 17h34

Como forma de divulgar e ampliar o engajamento para a prevenção ao suicido, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) promoveu na tarde desta quinta-feira, 30, a palestra “Falar é a melhor Solução”, para os colaboradores da Fundação. De forma virtual, a especialista em avaliação comportamental e gestão de pessoas, a psicóloga Amanda Farrapeira conduziu o momento fazendo uma retrospectiva dos motivos que contribuíram para o início da Campanha Setembro Amarelo que é dedicado à prevenção do suicídio.

A especialista abordou também situações importantes a respeito do tema para alertar e chamar a atenção daqueles que vivem ou convivem com pessoas que estão passando por esse momento de instabilidade.

O diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, falou da relevância de abordar o tema no Setembro Amarelo, também com a palestra, já que no decorrer do mês, outras ações foram realizadas. “Hoje tivemos mais uma oportunidade de abrir um espaço na agenda de trabalhos para ouvir e também tirar dúvidas com uma profissional que atua no dia a dia com o cuidado da saúde mental. Foi bom ver a interação dos colaboradores com a palestrante, que fizeram alguns relatos e observações pertinentes”, observou o diretor.

O coordenador de Tecnologia da Informação da Fapto, Oziel Ferreira, assistiu a palestra de forma atenta, pois alguns sinais e sintomas descritos pela especialista durante sua fala, um parente próximo apresentava antes de tirar a própria vida, diz ele. “Foi possível perceber que muitos aspectos que a psicóloga abordou hoje, o meu primo sentia e ninguém percebeu”, contou.