Palmas-TO, 18 de abril de 2024

WebMail

Colaboradores da Fapto recebem treinamento com especialista sobre legislação e compras

Atualizado em: 27/09/2022 16h59

Durante três dias, entre os dias 27 a 29 de setembro, a equipe de colaboradores da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) que atuam nas áreas de projetos, compras e gestão participam do treinamento sobre Aquisição e contratações efetuadas pelas Fundações de Apoio, conforme a Lei nº 8.241/2014. A condução da programação será feita pela especialista em inovação e prospecção de Projetos, Rebeca Pernambuco que é também consultora de várias instituições que atuam no apoio às universidades.

O treinamento está sendo promovido pela Fapto para atualizar e dar mais segurança aos trabalhos realizados no dia a dia da Fundação. “É fundamental que a equipe saiba o que é certo ou errado, se é eficiente ou não, as etapas e procedimentos previstos nos projetos apoiados. Assim, conhecendo a legislação e suas particularidades, vão conseguir realizar um atendimento eficaz a que elas estão submetidas”, observa o diretor-geral Léo Araújo.

A especialista Receba Pernambuco aproveitou o momento para destacar alguns pontos importantes como, a elaboração dos projetos que para ela, devem ser desenvolvidos com o auxílio da Fundação de Apoio. “O plano de trabalho específico do Projeto, contendo objetivo, prazo de execução limitado no tempo, resultados esperados, recursos utilizados e os pagamentos previstos no orçamento é fundamental para o bom andamento das etapas da pesquisa. Outro aspecto que a Fundação deve estar atenta são nas legislações que regem as processos jurídicos de uma Fundação de Apoio”, orienta.

Na programação do treinamento, está previsto ainda a apresentação das principais leis e normas seguidas dentro das principais atividades da Fundação de Apoio, com ênfase na Lei nº 8.958/94, que dispõe sobre as relações entre as instituições apoiadas e as Fundações de Apoio, além do credenciamento, prestação de contas aos financiadores, submissão aos órgãos de controle e as ferramentas do Portal da Transparência.