Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

Estão abertas as inscrições para o Fórum Nacional do Confies

Atualizado em: 19/07/2022 15h43

Já está disponível a programação preliminar do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) a se realizar, de forma híbrida e gratuita, entre 27 e 28 de julho, na Fundação Coppetec, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro. O tema do evento desta edição será “Como podemos atuar para reduzir o impacto da crise de recursos nas apoiadas?”.

A programação foi preparada com a finalidade de discutir o cenário atual de financiamento da ciência, tecnologia e inovação e levar aos participantes um panorama amplo do modelo das fundações de apoio na captação de recursos para universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa. No ano passado, as fundações de apoio bateram um novo recorde na captação de recursos para atividade de pesquisa conduzida pelas nossas entidades apoiadas. Foram mais de R$ 8 bilhões captados, mesmo em tempos de crise orçamentária e de pandemia.

Entre os temas a serem discutidos no Fórum Nacional do CONFIES estão os fundos patrimoniais. Na abertura do evento, o presidente do Confies, Fernando Peregrino, falará sobre “O papel da Fundação na crise do orçamento de C&T do País. Também participará dessa cerimônia a deputada Luísa dos Santos Silveira (PSD), a autora da PEC-24/2019. Outro destaque da programação, entre outros pontos, é o novo projeto da TV CONFIES, a ser apresentado no evento.

As inscrições são feitas pelo site do Fórum disponível no link http://forum2022.confies.org.br.

Confira a programação aqui