Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

18 anos: Fapto é referência no desenvolvimento e implementação de pesquisas e extensão no Tocantins

Atualizado em: 29/06/2022 08h54

Você sabe como funciona o trabalho da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins - a Fapto? A principal função da instituição é ajudar no desenvolvimento de pesquisas, oferecendo suporte no gerenciamento financeiro, administrativo e jurídico dos projetos de pesquisa e inovação. Desde a sua criação, no ano de 2004, a Fapto coleciona em seus 18 anos de atuação, conquistas, que podem ser acompanhadas pelo número de projetos já apoiados, pela credibilidade e agilidade na execução de cada etapa da pesquisa realizada, além das fortes parcerias com instituições de ensino que são referência na implantação da pesquisa científica e tecnológica no Tocantins.

Até o momento, a Fapto já apoiou 957 projetos, tendo com parceiros 190 instituições, somando um total de mais de 300 milhões de recursos captados para a execução dos projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica. Para a diretora técnica da Fapto, Fernanda Fernandes, os números refletem a trajetória de trabalho sério realizado junto com os pesquisadores idealizadores dos projetos. Fernanda explica que para a captação dos recursos e a execução do projeto, o pesquisador precisa atender a uma estrutura regimental e burocrática que cerca os projetos desenvolvidos nas instituições de ensino superior do país. “Para facilitar e tornar a caminhada mais fácil e ágil, o auxílio da Fundação de Apoio ajuda o pesquisador a focar na pesquisa, usando melhor o tempo para chegar aos resultados da proposta de pesquisa, sem precisar se preocupar com a organização burocrática do seu projeto”, observa a diretora lembrando que este é o maior diferencial da Fundação.

Fernanda lembra que mesmo com a sólida parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Fapto funciona de forma autônoma nas áreas administrativa e financeira. “A Fundação está aberta para atender instituições, pública e privadas, voltadas para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, educação e inovação tecnológica”.

Além de ser credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação) como fundação de apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Fapto também apoia a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e é parceira na execução de projetos de outras instituições, públicas e privadas, nacionais e internacionais.

O diretor-geral Léo Araújo lembra que em 18 anos de atuação, a Fapto vem se fortalecendo como apoiadora do desenvolvimento e da inovação da pesquisa na região norte do país. “O nosso foco é promover soluções que potencializam o ensino e a pesquisa. O trabalho da Fapto é trazer mais facilidade e agilidade para o desenvolvimento de novos projetos, fazendo a ponte entre as demandas do mercado e as inovações vindas das instituições”, revela o gestor.