Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

Junho Vermelho: Como fazer para ser um doador de sangue

Atualizado em: 07/06/2022 11h10

Neste mês é celebrada a campanha Junho Vermelho, que amplia a divulgação da importância da doação de sangue. A escolha do mês tem relação com as mudanças das temperaturas, período que aumenta a procura e geralmente os estoques dos Hemocentros estão baixos. Para contribuir com a Campanha, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) compartilha algumas orientações sobre como fazer as doações.

Para doar sangue é preciso, entre outros requisitos, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar nas duas horas antes do ato e não estar em jejum.

Em Palmas, a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232/0800-642-8822, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30, e no sábado, das 7 às 12h30. Na Unidade de Coleta Palmas (anexo ao HGP), o funcionamento também é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Requisitos para doação
Apresentar documento oficial com foto
Ter entre 16 e 69 anos de idade - (*jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal e apresentação de um documento oficial com foto, para cada doação. Para a primeira doação o responsável legal deverá estar presente. Nas subsequentes o menor poderá doar apresentando o termo de autorização com a assinatura do responsável legal registrada em cartório.
O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade
Pesar no mínimo 50 Kg
Estar em boas condições de saúde e higiene no momento da doação
Não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas que antecedem a doação