Palmas-TO, 18 de abril de 2024

WebMail

Fapto apresenta novo projeto de pesquisa ao secretário de Educação do Estado

Atualizado em: 02/05/2022 16h48

A diretora executiva da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Fernanda Fernandes e o assessor técnico, Osmundo Medrado acompanharam o professor Dr Adão Francisco Oliveira, numa reunião com o secretário de Educação do Estado, Fábio Vaz, na manhã desta segunda-feira, 02, na sede da Secretaria da Educação (Seduc). O encontro foi para apresentar as etapas do Projeto “Cartografia da Desigualdade Socioeducacional do Tocantins e Capacitação de Professores”.

De acordo com professor Adão Francisco, o projeto tem como foco principal analisar a estrutura e os condicionantes da desigualdade socioeducacional no Tocantins como um dos determinantes do comportamento da desigualdade regional. “A intenção é propor relações, de forma empírica e conceitual, entre educação e desigualdade regional, e com isso elaborar um novo indicador sintético e analítico denominado Índice de Desigualdade Socioeducacional (Idsed)”, explicou o educador.

O coordenador Adão Francisco acredita que a parceria com o Governo do Estado, com recursos de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Ivory de Lira, será fundamental para a implementação do projeto, que busca um novo indicador que retrate a realidade das condições sociais, de acesso ao mercado, na estruturação das escolas do Tocantins. “A pesquisa pretende revelar os elementos que interferem no processo de aprendizagem. Com as informações, a gestão educacional, escolas e professores terão melhores condições de lidar com os problemas e percalços identificados”, acredita o professor.

No momento, o projeto está em fase de alinhamento com o Estado. A execução das etapas do estudo serão organizadas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).