Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Dezembro Vermelho: Fapto chama atenção para a prevenção e cuidados com HIV/Aids

Atualizado em: 07/12/2021 10h29

Como acontece no Outubro Rosa, mês voltado para a prevenção e cuidados com o câncer de mama, e Novembro Azul, com o câncer de próstata, agora é a vez do Dezembro Vermelho, outro período importante para chamar atenção sobre as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Conforme informações do Ministério da Saúde, o HIV não é o mesmo que ter Aids, pois há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. O vírus pode ser transmitido a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso a orientação de especialistas em saúde, a prevenção contra a doença e realizar regularmente o exame é essencial.

A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Segundo dados da rede de saúde de Palmas, este ano 53 novos casos foram registrados na Capital.

Para realizar o teste rápido que detecta precocemente doenças como HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis, basta a pessoa procurar o Núcleo de Assistência Henfil, situado na Arne 51 (404 Norte) e também nas Unidades de Saúde da Família (USFs). No Henfil são ofertadas ainda consultas com médicos e a equipe multiprofissional para o acompanhamento das pessoas com HIV ou Aids. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17 horas.