Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Integrantes da Fapto participaram do Curso de Inteligência Emocional da FVG

Atualizado em: 06/12/2021 10h09

As colaboradoras da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Thanne Ribeiro, Emanuella Costa e Wanessa Crosara participaram nos dias 03 a 05 de dezembro, do curso de Inteligência Emocional, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas de Palmas.

O curso foi ministrado de forma virtual pela psicóloga Mara Suassuna que tratou durante o encontro sobre a necessidade do profissional ser calmo, controlar suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinada situação, bem como ter resiliência no momento de gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho. “Profissionais assim, têm mais chances de alcançar sucesso, em relação aqueles que vivem estressados e resolvem os conflitos pelos quais passam com impulsividade”, alertou.

A coordenadora do Recursos Humanos da Fapto, Emanuella Costa, destacou como ponto principal do curso foi sobre as maneiras de exercitar a inteligência emocional durante o convívio no trabalho. “É fundamental buscar administrar as nossas próprias emoções e usá-las ao seu favor, além de entender também as emoções das outras pessoas, construindo assim relações mais saudáveis e fazendo escolhas conscientes”, reforça Emanuella.

Para a coordenadora de Compras da Fapto, Thanne Ribeiro, que também fez parte do grupo no curso, quem tem Inteligência emocional sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente e na hora certa. “Não podemos deixar que as emoções controlem a nossa vida. Com o controle emocional, as chances de aumentar a autoestima e autoconfiança são bem maiores”, avalia a profissional.

A coordenadora de Projetos da Fapto, Wanessa Crosara, destacou sobre a importância de reduzir os conflitos nas relações de trabalho, a avaliação do nível de comprometimento das equipes e também a compreensão da visão de mundo e dos sentimentos das outras pessoas. “A palavra é equilíbrio. Quando temos equilíbrio conseguimos desenvolver de forma mais clara a comunicação, teremos mais clareza nos objetivos e ações, melhorando assim a capacidade no momento da tomada de decisão”, disse a coordenadora.

Curso
O curso utilizou de metodologias ativas de aprendizagem, em que os participantes realizaram tarefas mentais como análise, síntese e avaliação, para identificar aspectos de sua personalidade e inteligência emocional. Durante o curso os exercícios foram dinâmicos e interativos, com oportunidade de discussão de situações práticas do dia-a-dia.