Palmas-TO, 24 de abril de 2024

WebMail

Projeto apoiado pela Fapto será apresentado na mais importante conferência sobre o clima do planeta

Atualizado em: 09/11/2021 18h07

O Projeto "Roteiro para a Sustentabilidade Carbónica na Ilha do Príncipe" que promove o crescimento sustentável com base na ação climática será apresentado nesta quarta-feira, 10, através do Canal do YouTube, a partir das 15h30 (horário de Brasília), na 26ª Conferência das Partes (Event UNFCCC, na COP 26), em Glasgow, considerada a maior e mais importante conferência sobre o clima do planeta.

O projeto é desenvolvido pela Direção Regional do Ambiente e Conservação da Natureza da RAP em parceria com a Efrican Foundation, financiado pelo Fundo Ambiental Português e conta com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

A apresentação será conduzida pelos ministros com a tutela do Ambiente e Ação Climática de Portugal e São Tomé e Príncipe; o Presidente da Região Autónoma do Príncipe; a Secretária Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável da Região Autónoma do Príncipe; a Secretária-Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática de Portugal; e coordenadores que implementaram o projeto.

De acordo com o pesquisador e especialista em projetos de pesquisas nacionais e internacionais nas áreas de desenvolvimento sustentável, o professor Dr Marcos Giongo, o projeto vem sendo desenvolvido com a proposta de criar uma ferramenta participativa de apoio capaz de contribuir para o crescimento econômico e sustentável da Região Autónoma do Príncipe. “O uso e ocupação do solo é um conhecimento fundamental para o gerenciamento dos recursos naturais locais. O uso descontrolado desses recursos, podem desencadear em perdas na biodiversidade, de habitats, da fertilidade do solo, podendo ainda deixar o solo mais propício à riscos de erosão e inundação, interferindo também na qualidade da água, dentre outros fatores. A intenção é conhecer e avaliar novas metodologias que mais se adequam na caracterização do uso e ocupação do solo e estimativa dos Gases de Efeito Estufa. Essas informações são essenciais para que o poder público possa definir as ações de mitigação e adaptação mais adequadas”, explicou ele.

A apresentação será transmitida ao vivo através do endereço eletrônico https://youtu.be/3daVbhcOnG4 

Serviço:

Evento: 26ª Conferência das Partes (Event UNFCCC, na COP 26)

Dia: 10 de novembro de 2021

Horário: 15h30 (horário de Brasília)

Transmissão: https://youtu.be/3daVbhcOnG4