Palmas-TO, 20 de abril de 2024

WebMail

Novembro Azul: Fapto na prevenção e cuidado com a saúde do homem

Atualizado em: 01/11/2021 07h34

Para estimular a conscientização sobre o câncer de próstata, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) promove durante o mês de novembro ações para reforçar a importância dos cuidados com a saúde dos homens.

A diretora executiva da Fapto, Fernanda Fernandes, lembra que o Novembro Azul é uma campanha muito importante para chamar atenção sobre os cuidados e prevenção com as doenças que mais atingem a saúde do homem, como o câncer de próstata. “No decorrer do mês, vamos desenvolver ações em alusão a Campanha, com rodas de conversas, orientações nas nossas redes sociais e site, palestra dentre outras programações. Outubro e novembro são meses especiais para a conscientização de uma das maiores causas de mortes em mulheres e homens em todo mundo: o câncer de mama e o câncer de próstata. Portanto, vamos voltar o nosso olhar para a prevenção destas doenças”, lembrou a gestora.

Além das ações de conscientização, as instalações da Fapto receberão decoração na cor azul, para lembrar a Campanha, máscaras na mesma tonalidade serão distribuídas aos colaboradores, além do laço azul que é símbolo do mês. “Programamos ações simples, mas com potencial de despertar o interesse de todos acerca desse tema tão importante”, acredita a coordenadora de Recursos Humanos da Fapto, Emanuelle Costa.

Câncer de Próstata

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Ele acomete principalmente homens acima dos 65 anos, e o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento, que pode ser cirúrgico, radioterápico ou hormonal. Ainda segundo o Inca, estima-se que o Brasil, no ano de 2020, terá 65.840 novos casos de câncer de próstata, ou seja, 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.