Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Fapto doa alimentos e produtos de higiene para Liga Feminina de Combate ao Câncer

Atualizado em: 18/10/2021 12h09

Ainda dentro da programação do Outubro Rosa, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) fez doação de alimentos não perecíveis e kits de higiene para Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins, organização sem fins lucrativos de apoio à causa do câncer. A entrega aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, na sede da Liga, situada em Palmas.

De acordo com a representante da Liga e voluntária no acompanhamento dos pacientes, Luzia América Gama, a doação da Fapto ajudará a contemplar um número maior de famílias oriundas, na maioria das vezes, do interior do Estado e que buscam tratamento na capital. “Os pacientes de baixa renda, devidamente cadastrados, têm direito a uma cesta básica e itens de higiene, vale táxi, além de alguns medicamentos que não fazem parte da lista de convênio do Município e do Estado. Além disso, recebem na medida de suas necessidades perucas de cabelo natural, roupas, sapatos, utensílios domésticos e etc”, conta a voluntária.

Luzia lembra ainda que os pacientes recebem também atendimento com o psicólogo e nutricionista. A assistência é feita, na sede da instituição, aos pacientes com câncer cadastrados na Liga e dentro do HGP, independente de cadastro, a todos que estão em situação de necessidade.

Da Liga
A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins é filiada a uma rede nacional e está presente em Palmas/TO desde 2001.Entidade formada exclusivamente por voluntárias, com finalidade preventiva para toda sociedade e assistencial aos pacientes de baixa renda (homens, mulheres e crianças), com qualquer tipo de câncer.

Atualmente conta com a dedicação de 70 voluntárias ativas. Para ser voluntária é necessário se cadastrar, passar por um treinamento inicial e prestar serviço à instituição.

A Liga atua com visitas aos pacientes no HGP, ações sociais junto aos pacientes e familiares (reuniões, visitas, jantares, dias festivos), coletas de exames preventivos, produção e venda de artesanato, eventos para arrecadação de renda, dentre outros.