Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Outubro Rosa: Fapto promove ações para reforçar o cuidado com a saúde da mulher

Atualizado em: 01/10/2021 08h29

Outubro é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do colo do útero. Para ajudar na campanha de conscientização das mulheres sobre as duas doenças, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) promoverá no decorrer do mês, uma série de ações para evidenciar a necessidade do autocuidado.

Para reforçar a necessidade do cuidado constante com a saúde, orientações sobre os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama e no colo do útero serão compartilhadas nas redes sociais da Fapto. E para que toda a equipe de colaboradores entre no clima da Campanha do Outubro Rosa, um dia em cada uma das quatro semanas do mês, todos os funcionários da instituição vão vestir uma peça de roupa rosa para trabalhar. “Com essa ação, os colaboradores serão impactados visualmente, o que reitera a relevância da campanha. Laços rosas também serão distribuídos para que os colaboradores utilizem no mês de outubro”, conta a coordenadora de Recursos Humanos da Fapto, Emanuella Costa.

Quem passar pela Fapto vai sentir o clima da campanha logo na recepção, pois as salas e corredores serão decorados com o tom de rosa para relembrar o período de prevenção.

Para a diretora executiva da Fapto, Fernanda Fernandes, a programação deste mês é mais uma forma de promover maior envolvimento da equipe e também do público que é atendido na instituição sobre a prevenção e luta contra o câncer de mama. “Sabemos que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. É fundamental que nós mulheres fiquemos atentas a qualquer alteração suspeita na mama”, alerta a diretora.

Câncer de Mama
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).