Palmas-TO, 28 de novembro de 2021

WebMail

UMA/UFT é parceira da UFMS na implantação de Universidade Aberta à Pessoa Idosa

Atualizado em: 29/09/2021 09h49

Os coordenadores da Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que tem o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), professora Neila Osório e professor Luiz Sinésio Neto, participaram nesta segunda-feira, 27, em Campo Grande (MS), da inauguração das atividades dos espaços destinados ao atendimento da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI), que integra a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

A UnAPI é fruto da transferência de tecnologia social da UMA, por meio de acordo de cooperação firmado entre UFMS e a UFT, e que tem como objetivo apoiar, promover e fortalecer o desenvolvimento de ações integradas de ensino, pesquisa, extensão e inovação que possuam como foco a valorização da pessoa idosa na sociedade e a qualificação dos serviços e das políticas sociais públicas voltadas a este segmento populacional.

“Essa parceria demonstra o quanto a UMA, ao longo desses 15 anos, vem gerando um arcabouço de conhecimento em ciência e tecnologia que tem levando o nome da extensão e da pesquisa tocantinense para outros estados e, assim, tem se tornado referência nacional na área do envelhecimento humano”, destacou Neto.

A tecnologia social da UMA, que consiste no desenvolvimento de métodos para atuar na resolução de problemas na vida dos idosos por meio da educação, já foi transferida para as Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). (Informações - Comunicação da UMA)